top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

O que seus colaboradores realmente querem?

Existe muita confusão dentro deste tópico. A revista Exame fez uma pesquisa em 2018 sobre isso, entrevistando colaboradores e empresários. No fim, perceberam que existem 5 coisas que os colaboradores querem – e você vai se surpreender em qual delas está em último lugar.


1 – Reconhecimento


É comum escutar reclamações de empresários, dizendo que seus colaboradores só estão atrás de dinheiro. Pasmem, em primeiro lugar, eles exigem reconhecimento.

Vale lembrar que reconhecimento não é elogio! A própria palavra te diz: é conhecer de novo. É ver que aquela pessoa fez tudo o que precisava e ainda foi além, então, você a vê com novos olhos. O elogio é mais superficial e direcionado para a ação. O reconhecimento é profundo e demonstra sua gratidão pela pessoa, e não pelo trabalho realizado.


2 – Crescer dentro da empresa


Não necessariamente ganhar mais, mas evoluir nos cargos dentro do seu negócio. É extremamente desmotivador ir além do que seu emprego te exige, mas nada mudar.

É preciso proporcionar evolução dentro da empresa.



3 – Metas

Clareza ajuda muito no desempenho de qualquer um. Saber quantas vendas você deve bater em um mês, por exemplo, é importante para o colaborador conseguir se organizar e sentir que não está perdido, indo trabalhar sem saber o que exatamente precisa fazer.


Não se esqueça de que, se estabelecer uma meta, você precisa dar um prêmio para quem conseguir atingi-la. E, não, não precisa ser dinheiro.


Quando você, como chefe, se aproxima um pouco mais dos seus colaboradores, conhece mais a fundo cada pessoa e seus gostos. Então, vai saber qual prêmio será o melhor. Talvez um jantar, ingressos para um evento, alguma comida preferida... Qualquer coisa que a pessoa queira muito.

4 – Ambiente de trabalho agradável e pertencimento

A cultura empresarial é muito importante, principalmente aqui no ambiente de trabalho. Quando não é agradável, as pessoas começam a realmente irem trabalhar apenas pelo dinheiro.


Seu objetivo deve ser proporcionar um lugar tão gostoso de se estar que os outros terão prazer em ir trabalhar.


Não falo aqui simplesmente de melhorar o local físico, mas toda a experiência. Ter muita clareza na comunicação, orientar muito bem seus colaboradores em cada função, organizar as etapas de produção e afins. Tudo vai depender de qual ramo você está inserido.


Talvez, além do físico, você possa oferecer um café da manhã uma vez por semana, não é? Quem sabe um mini happy our toda sexta para discutirem como está indo o trabalho em um ambiente mais descontraído ou até pedir uma pizza, etc.


Porém, nem todo mundo vai estar super engajado. Isso é normal, não espere o máximo de todos os seus colaboradores. 20% deles estarão do seu lado para o que der e vier. Outros 20% não irão ligar para quase nada. Os 60% que restam vão depender da sua atitude como empreendedor. Você transmite para eles que é procrastinador? Que é desanimado? Então eles não vão performar bem nunca! Preste atenção na sua imagem sempre.


5 – Dinheiro

Quando os pesquisadores perguntaram para os empresários o que eles achavam que era o maior desejo de qualquer colaborador, eles responderam que era o dinheiro.


Depois de tudo que foi discutido aqui, acho que você consegue enxergar que a performance não depende só de dinheiro, certo?


Não que seja sem importância, afinal, todo mundo precisa pagar o aluguel e colocar comida na mesa. Mas, também, não é só isso que vai estimular seu colaborador a produzir mais.


Performance no mundo empresarial vai muito além! Basta olhar ao seu redor, conhecer um pouco mais cada pessoa que caminha junto com você. Sua empresa não vai rodar sozinha para sempre, mais cedo ou mais tarde, vai precisar da ajuda de alguém.

 

Valorize as pessoas ao seu redor.

 
60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page