top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

Como gerar energia (para si mesmo e para os outros)

Duas palavras que devem caminhar sempre juntas


Quando converso com clientes, é muito fácil perceber certos tipos de estagnação em problemas que parecem insolúveis dentro de seu papel como empresário. Fazendo uma análise simples, estes problemas podem ser separados em três níveis fundamentais: problemas normais, anormais e patológicos.


Chamamos de problema normal, por exemplo, uma empresa que tenha acabado de ser inaugurada e esteja com problemas no fluxo de caixa. Apesar de desafiadora, esta é uma situação comum e compreensível durante os primeiros meses de atividade. Uma empresa com cinco anos de atuação que ainda enfrenta problemas no fluxo de caixa, por outro lado, foge da normalidade por estar demonstrando que precisa fazer mudanças internas sólidas para reparar esse problema. E, por último, uma empresa que sofre do mesmo mal há vinte anos é aquela a quem chamamos de patológica: está na hora de buscar ajuda profissional e encarar o fato de que o problema não vai se resolver sozinho.


O que acontece é que, muitas vezes, empresários têm dificuldade em enxergar claramente quais são seus problemas patológicos. Frequentemente, sua patologia mais grave está relacionada à energia que emanam para si mesmo e para aqueles que estão ao seu redor. Assim, uma questão importante a ser respondida é: como um líder pode gerar energia de qualidade para si e para os outros?


O primeiro passo para responder a esta pergunta é entender que a energia deve estar diretamente relacionada à existência de um propósito. Quem trabalha somente pelo dinheiro está muito mais propenso a perder todo tipo de energia - física e mental - durante o surgimento de uma crise. É preciso haver um propósito maior que responda à questão: por que você faz o que você faz?



Para gerar energia para si mesmo, é preciso que o empreendedor seja capaz de organizar sua rotina de modo a priorizar quatro tipos de gestão: de pessoas, de emoções, de dinheiro e de tempo (clique aqui para conferir nosso conteúdo sobre gestão de tempo). Tomar estes cuidados diariamente faz com a energia interna seja produzida do modo orgânico e contínuo, transformando nossas formas de trabalhar e de viver.


Uma vez que a energia interna esteja cultivada, é hora de compartilhá-la com quem está à nossa volta. Existem 4 passos essenciais para fazer com que nossas vibrações atinjam e influenciem positivamente aqueles que estão ao nosso redor:


1. Transmitir entusiasmo



Nada funciona melhor do que um bom exemplo demonstrado na prática. Um líder que espera poder contar com uma equipe engajada deve ser o primeiro a mostrar entusiasmo nas tarefas do dia a dia, manifestando interesse por todas as etapas do processo, incentivando uma postura otimista e expondo sua paixão por aquilo que faz.


2. Salientar o valor que cada um tem para o coletivo



Sua equipe precisa saber que cada membro é essencial para o sucesso coletivo da empresa. O individual é, afinal de contas, aquilo que forma o todo. Não perca a consciência do quanto cada colaborador é significativo dentro do processo total e garanta que cada membro do seu time sinta-se valorizado e reconhecido.


3. Depositar fé nas pessoas



Sigo a crença de que é melhor confiar nas pessoas e correr o risco de, eventualmente, algo dar errado, do que passar uma vida inteira desconfiada e não crescer a empresa. Um líder precisa saber dar autonomia para seus funcionários ao invés de vigiá-los constantemente em cada detalhe de suas tarefas. Em um ambiente de trabalho onde todos se sentem confortáveis para criar, experimentar, errar e aprender com os erros, a energia se torna saudável e propensa a render bons resultados.


4. Ser presente



Um dos maiores desafios do mundo atual é o de estar completamente presente naquilo que estamos fazendo. Em uma sociedade tão reativa, onde a maioria das pessoas escuta puramente com o objetivo de poder responder, comprometa-se a ser aquele que escuta para genuinamente aprender a visão do outro, seja ela igual ou diferente da sua. Promover diálogo e empatia é uma das formas mais bonitas e eficientes de cuidar da nossa energia e da de quem está ao nosso redor.


Precisando gerar energia para transformar seus problemas em soluções, conheça nossos treinamentos AQUI.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page