top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

3 PASSOS PARA QUE LÍDERES MAXIMIZEM SEUS RECURSOS

Você sabe o que faz um excelente líder?


Aquele que investe 5% de seu tempo analisando o problema e 95% de seu tempo dedicando-se a resolvê-lo. As empresas que conseguem crescer no mercado são aquelas que conseguem oferecer soluções reais a seus clientes independente das adversidades, facilitando a vida do cliente das mais variadas formas.



Na hora de oferecer soluções, entretanto, é preciso ter consciência de que a tarefa de resolver problemas sempre acaba - ironicamente - gerando novos problemas. O papel do líder, então, é ter jogo de cintura para lidar com os imprevistos sem diminuir a eficiência de seu trabalho.


Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa de logística e, em um dia importante, o pneu do caminhão de entregas acaba furando. O que vai diferenciar um bom líder de um líder ruim ou mediano é sua capacidade de olhar para o problema objetivamente, sem perder tempo, e buscar soluções rápidas para fazer o possível com os recursos que tem.


Podemos dizer que desafios sempre farão parte do processo, e que o objetivo da liderança, no fim das contas, não é eliminar os problemas, mas sim maximizar os recursos. Aqui, trago um passo-a-passo muito importante para tornar este processo de maximização possível e aprimorar sua postura como líder.


1. Veja as coisas como elas são





É essencial que um líder saiba enxergar a realidade dos fatos, deixando para trás posturas de vitimismo ou de super-herói. Principalmente em empresas de pequeno porte, é muito comum que qualquer imprevisto seja encarado como o fim do mundo. Este tipo de pensamento acaba se tornando extremamente tóxico e impedindo uma movimentação ágil em busca de soluções.


Saiba adotar um olhar objetivo em relação ao que lhe acontece, sem se desesperar demais com situações que fogem do seu controle. Há sempre uma alternativa a ser seguida, mesmo nos casos mais extremos. Mantenha-se firme e positivo, sem deixar que a emoção tome o lugar da razão.



2. Veja as coisas como elas poderiam/deveriam ser



Depois de enxergar com clareza a forma como uma situação se apresenta, chegou a hora de criar uma visão positiva sobre a solução que pode ser encontrada para melhorar o cenário com o qual estamos lidando. Aqui, deve entrar em ação todo o conhecimento estratégico, a criatividade e o raciocínio lógico para que o líder consiga avaliar os caminhos que se abrem diante dele.


Um líder que pensa sozinho dificilmente chega a soluções muito inovadoras, porque o processo de inovação está justamente no encontro de ideias diversificadas. Procure trabalhar com seu time para conseguir melhores resultados na hora de lidar com situações inesperadas: cérebros que pensam juntos têm mais chance de enxergar possibilidades eficientes e combater adversidades.



3. Faça acontecer





Uma vez que a melhor solução para a adversidade tenha se transformado em uma visão clara na sua cabeça, é preciso colocar o plano em prática e fazer acontecer. Lembra do pneu furado lá do começo? Depois de analisar o problema objetivamente - sem gastar tempo demais com isso - e encontrar a solução mais prática para lidar com este contratempo, o terceiro passo diz respeito a criar uma estratégia possível e delegar tarefas para quem pode melhor executá-las.


O grande segredo que define todas estas três dicas, na verdade, é saber diferenciar o que depende de nós e o que está além do nosso controle. Quem perde muito tempo sofrendo por aquilo que não pode ser mudado acaba se distanciando da possibilidade de criar alternativas melhores para sua empresa.


Para se transformar em líder ainda melhor, maximizar seus recursos e fazer com que sua empresa cresça, procure focar sua energia na melhor execução possível das tarefas que estão ao seu alcance, tornando as boas ideias, a ação e a criatividade de lidar com imprevistos suas verdadeiras prioridades.


Vamos potencializar sua capacidade de liderança?


Acesse nosso treinamento 100% online e gratuito sobre liderança: o Liderança em Foco.


Torne-se o líder que maximiza recursos!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page