P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Caroline Costa

6 Passos Para Criar Rapport por Telefone.

O que é o Rapport?


É um conceito que pertence a psicologia que se refere a uma técnica de criar uma conexão de harmonia e empatia com outra pessoa. O termo é derivado da palavra Rapporter, de origem francesa, e que significa “trazer de volta”.



Para Que Serve o Rapport?


Essa técnica tem como objetivo gerar confiança, para que a outra pessoa esteja mais aberta e receptiva e assim, facilitar a troca de informações e ideias. O rapport também ajuda a criar coordenação, atenção e positividade mútuas, que são três comportamentos que irão aprimorar esta comunicação.


Não é possível forçar o Rapport, essa conexão deve ser verdadeira com intuito de que seja agradável para o seu cliente. Estabelecer uma boa comunicação é fundamental para o momento da venda, porque o cliente, inconscientemente irá interpretar que o seu objetivo não é apenas vender.



Como o Rapport Ajudará nas Vendas


De acordo com o estudo State of Inbound, divulgado pela Hubspot, 55% dos vendedores têm dificuldades com atividades de pré-venda e prospecção. A partir deste conhecimento, e de que a única vontade do vendedor é vender, essa estratégia é aplicada para deixar essa imagem de lado. Isso fará com que você consiga conquistar, não só aquele que tem muito interesse em comprar o seu produto, mas também demais clientes.


O uso do Rapport como técnica de venda pode prender mais a atenção da pessoa, despertando cada vez mais o seu interesse. Não só por proporcionar um ótimo relacionamento inicial com o possível comprador, mas por apresentar o que se está vendendo de uma forma melhor e mais atrativa.

Essa estratégia de vendas, muitas vezes, é usada sem o real conhecimento de que está sendo feita, por isso é sempre bom buscar informações e fazer um estudo sobre o assunto.


Diversas empresas utilizam essa técnica para otimizar suas vendas e provam do seu grande potencial em converter novos clientes. Outras instituições contratam um Call Center terceirizado que faz a prática do Rapport, para otimizar o seu tempo de trabalho.



Qual é a Relação do Rapport com a PNL?


A Programação Neurolinguística (PNL) é um estudo que explica a ligação que existe entre o cérebro humano, a linguagem verbal, a linguagem não verbal e como elas podem ser programadas e organizadas. Basicamente, essa ciência busca atingir a sua mente por meio de palavras, com o objetivo de guiar você a praticar uma ação.


Compreendido isso, é possível identificar a ligação entre essas duas estratégias por meio da linguagem, visto que, uma vez que você entende o seu cliente, basta utilizar a comunicação da forma correta para conduzi-lo até a compra. O Rapport é como uma base da PNL, e também, um dos processos mais importantes na sua estratégia de vendas.


Quando você sabe como utilizar o Rapport para se comunicar nas suas vendas, o consumidor entenderá que você compreende e se importa com as suas necessidades e os seus interesses.



Como Aplicar o Rapport da Melhor Forma?


O Rapport é uma técnica de comunicação para você se conectar com o seu cliente de forma estratégica e focada na solução dos problemas dos seus clientes por meio de uma conexão genuína com ele e visando um ganha-ganha dentro do relacionamento de vocês. Ao aplicar esse método de conversação, perceberá que suas vendas irão aumentar e que aparecerão ainda mais leads (possíveis consumidores e interessados no seu negócio).


1° Passo: Conheça o seu Potencial Cliente.


Conhecer o perfil do seu cliente (persona), é uma dica essencial para criar um Rapport por telefone que seja eficaz. Isso faz com que você já tenha uma idéia de como conversar e convencer esse potencial consumidor do seu produto. Por isso é essencial conhecer quem está do outro lado da linha, assim fica muito mais fácil de criar uma conexão com essa pessoa.


Caso trabalhe com vendas no mercado B2B, é fundamental fazer uma pesquisa sobre a empresa que deseja oferecer o que está vendendo como uma solução para o problema da entidade em estudo. Feito isso, é possível utilizar uma abordagem mais específica e personalizada para obter sucesso em seu Rapport.



2° Passo: Crie um Roteiro Para o Seu Rapport.


A partir do estudo feito sobre os seus potenciais consumidores e para que o Rapport por telefone seja executado da melhor forma, monte um roteiro. Esse script irá guiá-lo para que tudo ocorra perfeitamente durante a sua ligação.


Esse plano pode ser feito para diferentes tipos de clientes contendo respostas para diferentes perguntas a fim de entregar as soluções dos seus problemas. Feito isso, você irá evitar ser pego de surpresa e a conversa continuará tranquilamente sem obstáculos.



3° Passo: Ouça Com Atenção e Compreenda o Seu Cliente.


Ouvir com atenção pode parecer óbvio quando a questão é vender.É necessário reforçar que, é de extremo valor ouvir o que o seu cliente tem a dizer. Isso demonstra interesse, o que faz com que a conversa seja mais produtiva e envolvente. É preciso também se atentar a fluidez da conversa e em como o seu cliente se comunica para que você entre em sintonia com ele.


É essa atenção que fará com que a interação entre o vendedor e o consumidor seja maior, e que essa relação seja mais próxima e harmoniosa. Isso permite coletar o maior número de informações para entendê-lo melhor, e finalmente, confirmar a venda. Por isso é tão importante ter a devida preocupação e interesse com quem você está atendendo.



4° Passo: Utilize um Tom de Voz Amigável.


Ao se comunicar por telefone, é o seu tom de voz que irá identificar o seu humor, vontade e satisfação diante da conversa. Por isso, para que a conversa seja prazerosa e cativante, é necessário usar um tom de voz adequado.


Mantenha um sorriso no rosto, seja educado e prestativo porque tudo isso contribui para o andamento da conversa. Assumindo essa postura durante a ligação e mantendo o profissionalismo, o cliente vai se sentir bem e confortável para continuar essa conversa. Dessa forma, a comunicação com certeza terá um destino melhor que facilitará a venda.



5º Passo: Demonstre Empatia Durante a Ligação


Um ponto chave para a prática do Rapport por telefone é a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e demonstrar total compreensão sobre seus pensamentos e o que está sentindo.


Sabendo disso, use frases como “eu compreendo a situação” ou “eu entendo o quanto isso é importante”. Isso transmite um sentimento de confiança e correspondência, os quais são indispensáveis para conquistar o potencial consumidor.


Sendo assim, praticar a empatia no seu dia a dia pode ajudar muito em suas vendas, a compreensão sobre o que o cliente está pensando e o que ele precisa se torna muito mais fácil e natural.



6° Passo: Seja Paciente.


Ser paciente com quem irá comprar o seu produto, pode ser uma condição determinante para você conseguir ou não, converter mais uma venda. Portanto, nesse momento, é preciso respirar fundo e manter o profissionalismo para não perder o controle da situação.



Muitas vezes você irá se deparar com um cliente que pode ser mal educado durante a ligação, que está cheio de problemas e estressado, e o seu papel será de acalmá-lo e não entrar em conflito com ele. Então demonstre empatia, seja amigável como já recomendado nos passos anteriores e procure a solução dos problemas, isso pode ser um motivo de alegria no dia do consumidor e também do vendedor.


Seguindo esse passo a passo de como praticar o Rapport por telefone, irá otimizar o seu processo estratégico de vendas. Uma técnica muito eficaz para prender a atenção do seu cliente na oferta do seu produto. As etapas do processo dessa estratégia de vendas são ligadas uma na outra e quando aplicadas de forma profissional, se tornam ferramentas poderosas para suas vendas.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artboard 42 copy 4.png

Contato

ENDEREÇO
CONTATO

Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 3415 - 10º andar  Mossunguê | 81200-110

Tel.png
Whats.png
email.png

Receba nossas notícias e conteúdos!