top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

2 Fatores Essenciais no Papel do Empresário

O papel do empresário dentro de sua empresa é fundamental porque reflete diretamente funcionamento de qualquer empresa. É o famoso: a empresa é a cara do dono. Portanto, é extremamente importante que você, como dono, execute as suas funções da maneira correta e de acordo com as necessidades da sua empresa. Mas afinal qual é a função de um dono?



O homem ou mulher de negócios deve se atentar a dois aspectos que sustentam a sua empresa como um todo: Mentalidade e Liderança para formação de times de alto rendimento. Esses dois pilares são muito bem trabalhados aqui nos treinamentos da Potencial Pleno.



Para uma gestão de excelência, é preciso estar presente (o que não quer dizer com a mão na massa) em toda a estrutura da sua organização, que é formada pela parte estratégica, tática e operacional. Seu tempo deve ser administrado para que possa dar a devida atenção para cada parte que compõe essa logística.


A responsabilidade estratégica consiste em colher informações para montar uma estratégia de ação, a parte tática é supervisão e acompanhamento do trabalho do seu time. Já a operacional, é a função prática que o empresário e, principalmente, seu time executam.



Esse gestor precisa estar ativo e operante para que consiga construir uma boa mentalidade dentro do seu negócio. Isso porque é ele quem deve ser o exemplo a ser seguido pelo seu time. Dessa forma, o empresário se torna mais próximo do seu time, e sua liderança será mais eficaz para dar um rumo melhor à sua empresa.



#1 Por que para ser DONO é preciso Mentalidade de Dono?


Muitos donos de empresa acreditam que para que o trabalho dentro da empresa saia de acordo com o prometido, ele mesmo precisa fazer ou então ele precisa saber de cada um dos mínimos detalhes da operação. Esse microgerenciamento é muito comum em muitos donos de micro e pequenas empresas que acabam sendo micro e pequenas para sempre porque o dono tem dificuldade em confiar, elencar prioridades e, principalmente, delegar.



Como delegar?



Delegar é sobre paciência, empatia. É sobre ensinar. É entender que você vai precisar fazer 2 vezes. Que você vai precisar dar feedback. E é aqui que a mentalidade entra. Como muitos empresários acreditam ser o super herói da sua empresa e somente ele pode salvá-la acabam que, por acreditarem que ninguém é tão bom quanto eles, se sobrecarregando e até crescendo um pouco mas pagando um preço alto para isso.



#2 Liderar é Preciso


Liderança é o ato de comandar e atrair seguidores, atingindo de forma positiva seus comportamentos e mentalidades. Essa é a definição mais comum encontrado para o termo que explica um pouco sobre este posto, mas a prática exige um pouco mais de um líder, porque ele pode guiar seus colaboradores ao fracasso com a falta de preparo, treinamento e confiança e pode também guiá-los ao sucesso com gestão eficaz de talentos.


Ao compreender esse conceito e o papel do empresário que é dono do seu negócio, é preciso entender que existe uma diferença entre montar uma equipe e formar um time. Uma equipe é um grupo de pessoas que executam tarefas a fim de completar de trabalho e entregá-lo para uma área de gestão. Os integrantes dessa equipe são focados e comprometidos com o resultado final da tarefa.





O time é composto por pessoas com funções e habilidades diferentes, que agindo em conjunto, têm o objetivo de alcançar uma meta. Na área de gestão é possível ter vários times que alcançam resultados diferentes e há uma sintonia entre eles. Seus integrantes têm conhecimento geral ou parcial sobre as etapas do trabalho que facilita essa conexão entre as diferentes áreas, entregando resultados mais rápidos, o que torna muito mais vantajoso a formação de um time.


Para ter um time engajado é necessário ter organização a partir de uma boa liderança, proporcionar conhecimento sobre a empresa aos integrantes para criar um sentimento de propósito, oferecer recompensas e oportunidades, promover eventos para integração e gerar uma comunicação saudável.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page