Mindset: A nova psicologia do sucesso

April 13, 2018

 

Para começar vamos explicar a você o que significa o termo mindset, que tem sido cada vez mais falado. Do modo mais simples, é possível descrever esse termo como a configuração da sua mente. Um conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente em nossos comportamentos e pensamentos. Uma das chaves para alcançar o sucesso, pessoal e profissional, está no modo como você lida com as situações. Como você reage e age é o que vai determinar as consequências sejam elas positivas, neutras ou negativas.

 

Vamos a um exemplo bem comum de Mindset

 

Você convida um amigo para uma festa. Ao chegarem, os dois começam a emitir opiniões completamente distintas sobre o local. Isso acontece porque cada um de nós tem uma visão de mundo, valores e crenças diferentes. O que satisfaz você pode ser uma experiência ruim para o outro. E são essas opiniões que fazem cada um de nós criar uma espécie de mapa mental, para ler as situações da maneira que julgamos mais adequada.

 

 

Quer mais um exemplo disso?

 

Com a economia do país em recessão e uma grave crise na maioria dos setores, muitos profissionais podem ser levados a mergulhar nos pontos negativos desse momento complicado. Quando isso acontece, a vontade de trabalhar e o desempenho profissional tendem a cair. Por outro lado, se formos capazes de ajustar nosso mindset para enxergar oportunidades em meio a crise, podemos aproveitar o momento para desenvolver ideias ou atividades que não seriam possíveis se não fosse por essa fase ruim.

 

Ter a capacidade de ver o lado positivo de uma situação nem sempre é fácil. No entanto, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por você, controlando o seu mindset. Você pode escolher acreditar e confiar no lado bom das situações. Suas ações moldam seus resultados.

Especialistas em psicologia garantem que existem dois grupos de mindset. Dá uma olhada em quais são eles:

 

Mindset fixo:

 

Um modelo mental que interpreta a inteligência ou talentos como características que fazem parte do indivíduo desde que ele nasceu e permanecem relativamente estáveis ao longo da vida. O problema desse modelo é que ele pode favorecer a zona de conforto. Além disso, pessoas que se encaixam no mindset fixo são aquelas que ficam desmotivadas facilmente;

 

Mindset expandido:

 

favorece uma visão de mundo na qual as características mencionadas no modelo anterior podem ser desenvolvidas pelo esforço. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução constante, com potenciais a serem desenvolvidos. Aqui, os indivíduos têm vontade de mudar e colocar em prática novas ideias.

 

Algumas pessoas têm dificuldades para se adaptar com mudanças e novidades. Muita gente ainda vive baseada em ideologias que já não condizem mais com a realidade atual. Ou seja, o contexto em que essa pessoa vive muda, mas a configuração da mente, o mindset, não. Para que isso comece a se transformar, vale pensar na sua mente como um computador. Dentro de um computador existem diversos softwares, que precisam ser atualizados constantemente

 

Quais são as opiniões, crenças e valores que você tem instalados na sua mente?  

 

São esses fatores que vão criar o seu modelo mental. É preciso, e fundamental, identificar aquilo que limita você. Dessa forma, é bem mais fácil eliminar os vírus da mente, aquelas ideias que fazem você acreditar que não é capaz de passar em uma prova de vestibular, abrir o próprio negócio, ou até conseguir aquele emprego que tanto sonha.

 

Para começar a mudar, o primeiro passo é limpar o mindset para receber conteúdo novo, novas ideologias e aí focar nos objetivos. E preste atenção: uma mudança no seu mindset serve para melhorar e trazer benefícios tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Amor, amizade, estudo, relacionamentos, podem melhorar a partir do momento em que você aprende a usar o mindset a seu favor.

 

A vontade de aprender, crescer e expandir possibilidades é o lema de um mindset ideal. Todos são capazes de mudar e fazer algo diferente daquilo que estão habituados, basta pensar em qual objetivo se quer atingir. Tudo começa no pensamento e na forma como você trabalha seu mindset, porque é ele que dialoga diretamente com nossa disposição para o aprendizado, com a autoconfiança e com a maneira como encaramos os obstáculos.

 

É claro que se sabe que uns têm mais dificuldade para se desapegar de pensamentos e ideias do que outros. Muitos se agarram a experiências negativas, traumas já vividos e medo de fracassar. O que deve ficar muito claro na sua mente é a imagem que você deseja enxergar da sua vida tanto no presente como no futuro. Que estilo de vida quero ter hoje? Quero construir uma família? Viajar pelo mundo? Onde me vejo daqui a 5 anos? Não se apegue ao passado, porque ele já não pode mais ser alterado. Sabe aquelas experiências negativas que você viveu? Pois elas servem como aprendizado para outras situações difíceis que é preciso enfrentar no dia a dia.

 

 

A gente quer facilitar ainda mais esse tema para você, então aqui vai mais um exemplo:

 

o poder da mente é ilimitado, ou seja, você não pode se limitar. Quando você acredita com muita firmeza em alguma coisa, foca toda sua energia em um objetivo e, se você tem uma religião reza muito por isso, automaticamente sua mente começa a visualizar determinada situação de forma real. Quando você projeta sua felicidade, suas conquistas, consegue trazer isso para a realidade. Claro que também é necessário trabalhar para realizar o que se sonha, o poder de um mindset positivo não pode fazer tudo por você.

 

Sabia que até na hora de fazer uma dieta o mindset pode te ajudar? Muita gente entra na onda de uma série de dietas malucas, para emagrecer mais rápido, mas esquecem que precisam mudar o pensamento. Boa parte dos casos de obesidade são causados ​​por decisões de estilo de vida e não por fatores genéticos. Por isso, mudar a mente e parar de se autossabotar é um fator determinante no sucesso de todo e qualquer processo de emagrecimento.


Experimente levantar da cama com o pé direito, literalmente, a partir de hoje. Tenha em mente que seu dia vai ser produtivo, que você vai ser capaz de lidar com as adversidades que aparecerem e que não vai perder o jogo de cintura. A tendência é que os problemas pessoais ou no trabalho abalem você muito menos se estiver com um mindset bem trabalhado.

 

Se você ainda precisa de mais uma ajudinha para aprender a controlar seu mindset, aqui nós mostramos três técnicas que podem facilitar esse processo:

 

1. Tente ficar próximo, ou acompanhar através da internet, redes sociais, pessoas que conseguiram trabalhar o mindset. Converse e absorva o conteúdo dessas pessoas e busque entender como elas obtiveram determinados resultados;

 

2. Leia biografias de pessoas bem sucedidas, para conhecer a trajetória delas, como foi o caminho para chegar na posição em que estão hoje. Mas preste atenção: procure aquelas pessoas com as quais você se identifica, seja no âmbito pessoal ou profissional;

 

3. Esteja atento às pessoas mais próximas de você. Quando convivemos com muita energia negativa ao nosso redor, temos tendência a absorver pensamentos e ideias ruins, que podem deixar mais lenta ou, em alguns casos, até bloquear nossa vontade de evoluir.

Vamos deixar bem claro que a mudança não vai ser automática. É algo que leva tempo e exige esforço repetitivo e, principalmente, consciente. Ter autoconsciência é o que ajuda a ter autocontrole sobre as nossas atitudes. Fazer perguntas que ninguém nunca fez, arriscar soluções que ninguém nunca tentou, abraçar desafios e assumir riscos.

E aí, que tal começar essa mudança agora? Assuma o controle do seu mindset e os resultados que você tanto sonha vão aparecer.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo