Liderança e Motivação na empresa

April 18, 2018

 

Liderança e motivação: duas palavras que devem caminhar sempre juntas

 

 

Para que a sua equipe esteja motivada e trabalhe com dedicação, é preciso ser muito mais do que um chefe. Não há dúvidas de que quem exerce esse papel é muito cobrado, os resultados devem aparecer sempre, assim como bons exemplos. Mas esses resultados só são alcançados com um bom time.

 

Para começar, é necessário equilibrar os desafios diários, e isso requer inteligência e preparo emocional.

 

É importante lembrar que os funcionários da empresa são pessoas comuns, assim como seus chefes, ou seja, também têm que lidar com problemas e desafios pessoais. Por isso, a dica é que você, gestor, crie situações para reconhecer uma tarefa bem feita, procure passar feedbacks, descubra o que cada funcionário tem de melhor e reforce isso para deixá-lo ainda mais motivado e com melhor rendimento.

 

Não entenda mal, não estamos dizendo aqui que o gestor deve sair elogiando os funcionários pelos corredores da empresa só para agradá-los. Ser sincero na hora de elogiar é essencial. Assim como a transparência deve ser prioridade se o trabalho não estiver de acordo com a necessidade da empresa, mas para isso, tente colocar os pontos negativos de forma tranquila, sem expor o funcionário, destacando o que há de correto e tentando auxiliar no processo de melhora.

 

Outro fator muito importante e que pode ajudar é se colocar no lugar do funcionário, entender o que ele sente, como lida com a rotina de trabalho. Ouça com atenção as reclamações e ideias dadas por quem faz o trabalho. Afinal, todo mundo concorda que sem bons trabalhadores a empresa não caminha, certo? Ambientes de trabalho produtivos apresentam três fatores em harmonia:

 

1. Atividades

2. Interações

3. Sentimentos

 

Quando um desses elementos não vai bem, automaticamente cria-se um efeito cascata, que repercute diretamente nos outros. Não são só esses pontos que fazem uma liderança ser mais ou menos eficaz. Um líder de sucesso é aquele que, além de estipular metas, se inclui nelas, que trabalha em parceria com seus colaboradores.

 

 

 

Muito mais do que oferecer um bom salário e estabilidade, o contato entre gestor e empregado deve ser o mais próximo possível

 

É também papel do líder guiar a equipe em direção ao sucesso, apontando o caminho para chegar aos objetivos. Para isso, é preciso uma boa dose de criatividade e ousaria na hora de propor novas atividades, fazer remanejamento da equipe e sugerir novas ações. Nós vamos citar aqui algumas dicas para ser um bom líder em qualquer empresa, dá uma olhada:

 

- Trazer segurança para os colaboradores;

- Desafiar a equipe a pensar;

- Ser responsável com os funcionários;

- Dar bons exemplos;

- Questionar e pedir conselhos;

- Ser positivo e honesto;

- Senso de humor;

- Boa comunicação;

- Capacidade de inspirar.

 

Um ponto muito importante que você deve ficar atento: um bom líder é aquele que faz a equipe funcionar especialmente na ausência dele. Isso pode acontecer graças a relação de confiança entre chefe e colaboradores. Ambos têm que acreditar que são aliados, que podem contar um com outro. Você conhece aquela frase "quando os gatos saem, os ratos fazem a festa?" Pois em uma empresa onde existe essa parceria entre gestão e funcionários, ela não vai nem passar pela cabeça da equipe.

 

 

É crucial que o líder saiba como motivar os colaboradores

 

 

Mesmo em pequenas empresas, é simples e fácil organizar ações direcionadas à motivação. Vale ressaltar que, mais importante do que uma grande recompensa final, é a criação de uma cultura de reconhecimento dentro da corporação.

 

Todos precisam saber do comprometimento da empresa com quem trabalha nela. Receber o salário não poder ser o único fator de motivação. Cabe a você fazer com que este trabalho não se torne algo maçante, ou simplesmente uma fonte de renda e nada mais. Se há uma campanha ou uma meta específica que se deseja atingir, é extremamente válido que haja uma recompensa pelo empenho extra e pelo engajamento do profissional.

 

Isso não necessariamente quer dizer dinheiro extra, a recompensa pode ser uma pequena homenagem, um presente, ou até mesmo aquela folga solicitada pelo colaborador. Em todas as companhias e nas mais diferentes atividades, os profissionais querem e precisam se sentir parte do processo. As campanhas de reconhecimento exercem esta função e ajudam a criar no colaborador a sensação de que reconhecer o bom desempenho faz parte da cultura da companhia.

 

Por outro lado, a iniciativa da empresa só funciona se o colaborador estiver realmente disposto a participar. O engajamento e o interesse são individuais. O que a companhia precisa fazer é descobrir o que, de fato, ajuda a motivar a sua equipe. Mesmo para profissionais de vendas, onde os maiores interesses estão nas comissões financeiras, é possível criar campanhas lúdicas que envolvam os profissionais em uma nova atmosfera.

 

Importante identificar as necessidades do funcionário

 

O necessário é identificar estas oportunidades e demonstrar que a companhia, independente do porte e do setor, está atenta às necessidades e ao bom desempenho dos seus profissionais e sempre irá criar maneiras diferentes e criativas de reconhecer o trabalho desempenhado.

Existem maneiras de identificar se a sua equipe ou um colaborador em especial está desmotivado. Mas, se você não sabe como perceber estes indícios, nós mostramos agora:

 

Uso repetido de palavras negativas;

Espera impaciente pelo horário do término do expediente;

Afastamento dos colegas de trabalho;

Realizar somente as tarefas necessárias, não ter pró-atividade;

Não atingir as metas estipuladas;

Discordar de mudanças, sugestões ou críticas construtivas;

Não demonstrar interesse em participar de atividades ou treinamentos;

Faltar ao trabalho com frequência.

 

Se você tem um caso como esse na empresa, pode ficar tranquilo, porque é possível resolver! Um importante passo é fazer as pessoas lembrarem que trabalhar para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. O funcionário pode não se sentir incentivado se não souber como sua atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo.

 

Dar abertura para os seus funcionários expressarem suas ideias, tanto em processos da sua função como na empresa em si, também vai ajudar

 

 

Abra discussões para definir metas em conjunto, pois é uma maneira de fazer com que ele se sinta ainda mais motivado a alcançá-las. Com uma liberdade maior para participar de decisões, a inovação surge de maneira natural e desenvolve uma responsabilidade maior pelo resultado que será entregue a organização. 

 

Implantar um bom plano de carreira é importante para aumentar os níveis de motivação e retenção de colaboradores. Quando você introduz um programa assim no ambiente corporativo, você passa a dar aos funcionários perspectivas de crescimento profissional ao longo do tempo, diminuindo a sensação de estagnação no trabalho. Dessa forma, eles também podem focar melhor em metas e objetivos corporativos, visando alcançar os critérios necessários para a progressão na carreira. 

 

Promover atividades fora da empresa também pode ajudar, sabia?

 

Estabelecer um dia por semana, ou por mês, para reunir a equipe após o expediente ajuda os colegas a se entrosarem mais, facilitando a comunicação diária e deixando a convivência bem mais agradável dentro da empresa.

 

Assim como tentar organizar as festas de final de ano, para promover o encontro de todos os setores da empresa e permitir que os funcionários levem suas famílias para esse ambiente. Aqui, nós aproveitamos para dar uma dica importante aos colaboradores: nada de consumir bebidas alcoólicas em excesso na mesa do restaurante ou bar,ok? Evite perder o controle na frente aos colegas e, principalmente, diante do chefe!

Agora cabe a você, líder, começar a implantar as dicas que demos para tornar a sua empresa um ambiente melhor e mais produtivo. Boa sorte!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo