Coaching: o que é?

February 16, 2018

Coaching: o que é?

 

Se você é uma pessoa que tem sonhos, metas ou objetivo de vida, independentemente se pessoais, profissionais ou empresariais, então o coaching é para você.

 

Por que?

Porque o coaching é uma metodologia, processo, meio que visa identificar um foco, desenvolvendo capacidades e competências de indivíduos, grupos ou empresas para alcançar com eficiência as metas estabelecidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por ser uma ciência relativamente nova no Brasil, encontramos uma vasta bibliografia e inúmeras citações sobre sua nomenclatura. Todavia, todos embasados naquilo que concordam ser a  essência do coaching: ‘apoiar uma pessoa, grupo ou empresa a mudar de um estado que se está para outro que se deseja’. Ou seja, um processo que otimiza e maximiza o caminho de um ponto A para um ponto B.

 

Para Timothy Gallwey, um dos percursores do coaching no esporte, o coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. Ajuda-las a aprender ao invés de ensina-las.

E, entre outras tantas definições, a arte de ser uma metodologia de desenvolvimento humano onde se amplia e se cria um contexto transformacional para que seja possível e eficiente o alcance de um estado desejado.  

 

 

 

Mais do que uma assessoria, o coaching trata-se de uma parceria que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida, seja pessoal, profissional ou mesmo da empresa.

 

Apesar de se ocupar de diversas ferramentas e conhecimentos de ciências primas como a psicologia, filosofia, administração, neurociência, recursos humanos e outras, ela se difere por ter uma abordagem própria e única, através dos cinco elementos essenciais de todo processo de coaching: Foco, Planejamento, Ação, Resultados e Evolução Continua. Essa abordagem é realizada através de um processo de investigação, reflexão e conscientização, aumento da (auto) responsabilidade e a habilidade de fazer acontecer. Trata-se de uma metodologia organizada, sistemática e flexível a situação em que é aplicado e à meta a ser atingida.

 

Normalmente um processo de coaching acontece de 8 a 10 sessões, de 1 a 2 horas cada uma, semanalmente ou quinzenalmente.

Esse curto período de tempo é suficiente para se alcançar o que se deseja. Porque almejando alavancar resultados, define-se tarefas, planos de atuação, ao passo que promove o desenvolvimento de novas competências, maximizando a alta performance.  

 

Mas tenha presente que o processo de coaching não se define só pelo conjunto de sessões que são combinadas ou pelo que ocorre nelas. O tempo todo e a todo tempo que, direta ou indiretamente, por via de ferramentas e técnicas próprias do coaching, o coachee, sobretudo, desenvolve-se a favor de sua evolução e em direção de suas metas o coaching está acontecendo.

 

Agora, um convite!

 

Escreva ai três objetivos, tanto pessoais como profissionais, que gostaria de atingir neste ano.

 

Depois, elenque eles em ordem de prioridade.

 

Pergunte-se, em relação a cada objetivo que escreveu, qual as dificuldades que encontro em realiza-las?

 

Qual o nível de dificuldade, de 0 a 10?

 

E como um coach, poderia te ajudar a superar isso?

 

 

Volto a lembrá-lo o que disse no início deste artigo: se tens sonhos, metas  ou objetivos, o coaching pode ser seu melhor aliado. Pessoas como você conseguiram tornar-se ainda mais extraordinárias através do coaching,

 

Na Potencial Pleno, o processo de coaching conta com as mais avançadas ferramentas e profissionais qualificados para potencializar ainda mais seus resultados, sejam eles pessoais, profissionais e/ou de sua empresa.

 

Conheça mais em potencialpleno.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo