2019 Chegou, e Agora?

January 15, 2019

Ano Novo, vida nova! Ano Novo, metas novas! A magia que envolve as festividades do natal e final de ano parecem reacender desejos, sonhos, anseios e metas para o novo tempo que se inicia. É como se todos “ganhássemos”(e ganhamos) uma nova oportunidade para realizar tudo que desejamos e sonhamos.

 

Ergue o braço quem aqui não escreveu, pensou ou se propôs metas para esse 2019? o/

É uma energia que contagia todos, ou ao menos a maioria de nós. Sonhamos, fazemos promessas, renovamos ou nos recordamos de antigas metas (as que não atingimos no ano anterior). O Ambiente do Ano Novo, o espírito da virada e a cultura envolvida, nos leva a isso. É um evento que promove essa renovação e entusiasmo para retomar ou começar algo, correr atrás do que tanto desejamos.

 

E isso é lindo. É necessário. Contudo, tão comum quanto fazermos esse “ritual” de renovar nossos sonhos e metas é de esquecermos delas! E quem aí nunca esqueceu ou se sabotou em relação as metas?

É sabido que a maioria de nós, depois de se comprometer com as metas de ano novo, bem provável, se esqueçamos delas nos primeiros 15 dias seguintes. Acredita nisso? Quem nunca né?!

 

Para mudar isso, nós aqui da P2 enumeramos algumas dicas para que você tenha êxito com suas metas de virada de ano, chegando ao final de  2019 comemorando por tê-las atingido.

 

A primeira dica é ter clareza do que é meta e do que é sonho. São coisas bem diferentes.

 

Sonho é um anseio que, por mais clareza tenhamos deles, são vagos, não tem um prazo, ao menos não uma data definida. E meta é algo mais específico, determinado, mensurável e tem um prazo estabelecido. Por exemplo: você tem o SONHO de emagrecer nesse 2019. Veja que é um sonho muito vago. Para transformar esse ‘sonho’ em meta, você precisa responder uma série de perguntas.

 

Para te ajudar nisso, vamos nos ocupar da ferramenta SMART. SMART é uma poderosa ferramenta para detalhar e ter clareza das suas metas. Para fazer dos seus sonhos, metas. E das suas metas, conquistas.

 

Vamos lá?

Para começar, tenha em mãos a sua lista de sonhos/metas.

 

O segundo passo é ter clareza do que realmente você quer. Para isso, nos ocupemos do primeiro S da Smart. S de específica. Toda meta precisa ser especificada, detalhada. Ela não pode ser vaga. Por exemplo, no caso de querer emagrecer significa ter clareza do quanto quer emagrecer, do que significa emagrecer. Ou comprar um carro. Que modelo de carro? Novo? Usado? Que cor?

 

Depois, atenha-se ao M de mensurável. Toda meta precisa ter uma forma de medir se ela está sendo e será alcançada ou não. Responda: quais são os indicadores de sua meta? Como você saberá se atingiu a meta ou não? E ainda, que indicadores você precisa ter para saber se está progredindo com a sua meta?

Esse também é o momento de descrever o que você precisa fazer para atingir sua meta. O que precisa acontecer para que ela seja atingida?

 

No exemplo dado acima, sobre emagrecer, precisamos determinar exatamente quantos quilos se quer perder. Se você pesa atualmente 80 kg e quer emagrecer 6kg até agosto de 2019, o seu indicador de meta alcançada é 74 kg. Ou seja, 750 gramas mensais, considerando os meses de janeiro a agosto. E para conseguir isso terá que se comprometer a alinhar com seu médico ou nutricionista sua dieta e a praticar exercícios físicos 6 vezes na semana, por exemplo.

 

O passo seguinte é verificar se as suas metas são A de atingíveis. Em relação a sua meta é possível alcança-la? Ela é realista?

É possível emagrecer 750 gramas ao mês? E se você decidir em dobrar esta meta e emagrecer 1,5 kg ao mês e atingir sua meta na metade do tempo! Será que dá?

Se sim, se sua meta for atingível, realista, avante!

 

R de relevante. Sua meta é relevante? Descreva o porquê ela é importante para você? Por que atingir ela realmente é significante? O que você ganha com isso? Saber o porquê é compreender e ter a motivação necessária para alcança-la. Sem boas razões, ninguém persiste. Qual é o propósito da sua meta para VOCÊ!

 

E por fim, T de temporal. Trata-se do prazo para atingi-la. Defina um prazo bem específico: dia, mês e ano. Emagrecer 6kg até o dia 10 de agosto de 2019.

 

Pronto, sua meta está definida e clara.

E lembre-se: Clareza é poder!

 

Acrescento aqui uma última e essencial recomendação para que você tenha sucesso: compartilhe sua meta com alguém. Assuma um compromisso público. Escolha alguém, compartilhe e de a permissão para te cobrar, semanalmente, sobre o seu progresso em relação a meta. Sim, compartilhe com alguém suas metas, sua estratégia para alcança-las. Tenha alguém que insista, para que você persista. De nada adianta dar o primeiro passo na jornada, se o segundo não for dado.

 

Por fim, gostaria de te lembrar, para que não se esqueça, que ou você tem metas, ou você tem desculpas. A DECISÃO É SUA.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga