Pequenas Lições dos Grandes Líderes da Humanidade

December 24, 2018

Exemplos de superação, liderança e vitória fazem parte da história da humanidade, sempre servindo como inspiração para nossos atos. Cada personalidade possui uma peculiaridade, conseguindo se destacar por suas habilidades de liderança em diferentes circunstâncias.

 

Conheça quatro líderes inspiradores:

 

Martin Luther King (1929-1968) – americano que lutou pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. Foi organizador de marchas e protestos contra a discriminação racial, direito ao voto e outros direitos civis. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz como reconhecimento pela sua liderança, ações pacíficas contra o preconceito racial e ajuda às classes mais pobres estadunidenses. Foi assassinado em 1968.

 

Martin pode ser considerado um líder pacífico, que não revidou a violência aplicada contra os negros. Conquistou direitos de maneira respeitosa, adotando um tipo de liderança pelo exemplo.

 

Nelson Mandela (1918-2013) – líder africano que lutou contra a segregação racial em seu país, tomado pela colonização europeia. Ficou preso durante 27 anos e, mesmo assim, inspirava o movimento anti-apartheid.

 

Recebeu o Prêmio Nobel de Paz em 1993 e, um ano depois, tornou-se presidente do seu país, na primeira eleição multirracial da África do Sul. Encabeçou, ainda, campanhas de combate à Aids e anti-racismo pelo mundo. Tornou-se um líder conhecido e reverenciado por todos, sua persistência e coragem fazem dele um exemplo para o mundo.

 

Walt Disney (1901-1965) – fundador da The Walt Disney Company, que tem como slogan a frase “Continue seguindo em frente”. Criativo e empreendedor, Disney sempre confiou em seu talento e imaginação, mesmo passando por muitas barreiras no início da sua jornada.

 

O jovem desenhista, roteirista e produtor, teve suas primeiras obras roubadas. Posteriormente, foi roubado por seu sócio e a Segunda Guerra Mundial quase o levou a falência. Porém, a cada crise, Disney criava um personagem, o que permitiu que ele desse a volta por cima até inaugurar a Disneylândia — o maior parque temático do mundo.

 

Mesmo após sua morte, em 1966, sua família deu prosseguimento a seu sonho, e as empresas dele continuam a todo vapor.

 

Considerando a liderança organizacional, podemos destacar o americano Jack Welch, conhecido mundialmente por gestões inovadoras. Sua habilidade em tomar decisões de maneira assertiva também é reverenciada, principalmente por conta de sua política de eliminação de burocracias, gestão simplificada e reconhecimento dos profissionais envolvidos nos processos de trabalho.

 

Diferentes circunstâncias e comportamentos fizeram desses homens grandes líderes. Suas habilidades natas e as desenvolvidas durante suas trajetórias nos servem de inspiração, assim como as dificuldades transformadas em oportunidades e as ameaças dribladas com louvor.

 

Atualmente, podemos encontrar no coaching todas essas características: uma liderança pautada na filosofia do coaching é capaz de reunir as melhores competências e habilidades para se ter uma gestão eficiente e assertiva.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga