Livro da Semana: "Pense Simples"

May 12, 2018

 

 

A dica do livro desta semana traz um conceito e algumas sacadas incríveis sobre INOVAÇÃO.

 

Você provavelmente tem ouvido falar muito sobre inovação. Neste livro o Gustavo aborda o tema com muita simplicidade e propõe ideias que vão além do que certamente você já ouviu.

 

Gustavo Caetano, autor do livro, foi eleito Empreendedor do Ano à frente de uma das empresas mais inovadoras do Brasil(vale procurar esse nome no Google). E, segundo ele, basta um primeiro passo simples para ter um negócio de sucesso, eficiente e inovador.

 

Pra começar, você já leva uma martelada nos dedos. Ao menos eu levei. Pega essa frase que estava no relatório para investidores da Blockbuster em 1999.: “A preocupação dos investidores em relação as ameaças das novas tecnologias é exagerada”.

 

Como assim exagerada?  
É, não contavam com a astúcia da Netflix, em relação a Inovação.

 

Você tem prestado atenção às inovações do seu mercado, produto e serviços?

 

Primeiro é preciso deixar claro o que significa o termo inovar. Certamente você empreendedor, assim como eu, já ouviu tantas vezes esse termo que se tornou comum no nosso dia a dia. Mas o livro traz um conceito bem claro e evidente do que é inovação: trata-se de todo ou qualquer objeto, ideia ou método que seja diferente do que já existia anteriormente e muda resultados.

 

Portanto, você pode alterar uma única coisa no seu produto ou serviço e revolucionar seu mercado. Simples assim! Ou ser ainda mais disruptivo. Um passo simples, que pode te tornar grande. Mas para isso, você precisa estar de antena ligada e ser ousado.

 

Estamos vivendo a chamada Quarta Revolução Industrial, que é a união do real com o virtual. A convergência de tecnologias digitais, físicas, biológicas que possibilita qualquer empresa pequena ter ‘armas’ poderosas para assustar e amedrontar os grandes do mercado. Novos mercados se criam todos os dias enquanto outros se enfraquecem. E ai, vem uma inquietação: Como você está percebendo esta mudança? Com olhos empolgados ou desconfiados? Feliz ou desesperado?

Nunca antes na história mundial (!) tivemos tantas oportunidades proporcionadas por quem ousou inovar. E você, o que está fazendo ou vai fazer para aproveitá-las? Eis a questão!

 

Quer ser inovador? Se tornar um empreendedor destaque? Então, permita-se questionar constantemente

 

Foram os questionamentos que guiaram muitos dos empreendedores inovadores da atualidade: Como começo a inovar? Como descobrir no que devo apostar? Como saber que rumo tomar para tocar a vida das pessoas e transformar o mercado em que quero atuar ou atuo? Como posso agregar mais valor? Onde estão as novidades do meu mercado? Quais as necessidades ainda não atendidas do meu público? As respostas podem ser a solução para você, muito mais rápido do que imagina, inovar e agigantar-se.

 

O título do livro diz tudo. Tanto empreender quanto inovar é mais simples do que possamos pensar. O destaque vem para quem tem ‘visão’, ação e se antecipa. Saiba o terreno que você precisa percorrer para dar os primeiros passos.

 

O sucesso está atrelado as falhas. Já falamos sobre isso neste artigo aqui https://bit.ly/2KdCJWW . A boa notícia? É que tudo é passageiro. Não há estabilidade para nada e nem ninguém. Nada dura para sempre.

 

“Por mais promissor que um negócio seja, nada dura para sempre e que, para seguir em frente, um empreendedor não pode achar que sabe tudo e que está acima de qualquer lei. Para seguir em frente, um empreendedor tem de estar sintonizado com o futuro e ciente de que existem fatores que fogem do controle e que podem, sim, prejudicar um negócio caso você não esteja atento para os sinais do perigo e das mudanças”(Gustavo Caetano).

 

Pessoas, Negócios e produtos estão em constante transformação. Se o mundo muda, você precisa mudar também. Com flexibilidade, poder de adaptação e resiliência você adquire a capacidade de levar uma pancada, sacudir a poeira, e dar a volta por cima.

 

Mudar pode ser desafiador. Aliás, na maioria das vezes é tão desafiador que paralisa e nos imobilizamos. E ficamos a fazer o “sempre foi feito assim” repetidamente, pensando e agindo sempre da mesma forma, tomando as mesmas decisões e tendo os mesmos resultados. E aí vem aquela famosa frase de Einstein: insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Você tem sido esse tipo de insano? Ou percebe que está na hora de mudar?

 

Mudanças podem acontecer rapidamente tendo foco e determinação. A vida pode mudar da noite para o dia. Por isso, não tenha medo de ousar, de aventurar-se, de inovar. Gustavo salienta no livro, “inovar é enxergar que as oportunidades estão nos problemas que existem, os quais ainda não foram resolvidos porque todas as soluções propostas até agora foram ruins ou ineficientes.”

 

Lembre disso: dê o primeiro passo para sua mudança e depois mais um passo e mais um e mais um. O medo paralisa e amortece seus resultados. Trace sua jornada e faça a mudança acontecer. Definitivamente, tem poder quem faz acontecer. Baby steps. Passos de bebê. Sempre em frente.

Conte conosco nesta jornada.

 

 

Gostou desse assunto? Conheça toda a trajetória de Gustavo Caetano lendo o livro: veja aqui.

P.S. o autor doa todos os direitos autorais desta obra para o Instituto Ayrton Senna.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags