Trabalho em equipe

May 7, 2018

 

 

 

O trabalho em equipe é uma das principais características procuradas hoje no mercado, por empregadores e gestores.

 

A capacidade do trabalho em equipe é bastante importante para o ambiente corporativo, pois possibilita que as tarefas sejam realizadas  mais rapidamente e com maior eficiência e ajudando além disso no desenvolvimento das habilidades dos profissionais envolvidos.

 

Trabalho em equipe agrega valor

 

O trabalho em equipe agrega valor gerando confiança ao serviço prestado além de aproximar muito mais esses colaboradores deixando o ambiente profissional muito mais saudável e cooperativo. Isso reflete no aumento da produção, os membros da quipe se sentem mais motivados em resolver problemas ou em busca de novos desafios. Refletinfo positivamente no crescimento da empresa.

 

Cresça profissionalmente com o trabalho em equipe

 

Se você pretende crescer profissionalmente, o desenvolvimento de novas habilidades para o trabalho em equipe é fundamental. Quem não gostaria de ter em sua equipe alguém capaz de gerenciar e motivar outros profissionais para obter sempre os melhores resultados além de ajudar a desenvolver o grupo. Pessoas com essa capacidade podem vir a ser tornar gestores.


 

Como melhorar o trabalho em equipe? 

 

 

É normal o desentendimentos em qualquer grupo de trabalho, afinal todas elas possuem membros com interpretações e opiniões diferentes.

O problema é quando isso ocorre de forma constante podendo gerar  queda na produtividade, estresse e baixo desempenho do time.

Portanto, para melhorar o trabalho em equipe é preciso saber administrar essas diferenças é uma tarefa muito importante.

 

Algumas dicas para melhorar são:

 

Ponha-se no lugar do outro

Escute os pontos de vista de ambos os lados

Não seja emotivo na hora de negociar

Fortaleça o diálogo

Tenha autocontrole

 

Desenvolver a habilidade de esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre bom para driblar os momentos de tensão. Desse modo, o profissional consegue conquistar a confiança e a afeição de toda a equipe.

 

Ao administrar um conflito, as diferentes opiniões e visões podem resultar em aumento da criatividade, inovação e alcance de resultados extraordinários.

 

Melhore a comunicação

 

 

É essencial para o bom funcionamento da empresa, que todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, se comuniquem de forma holística. Dessa forma, passa a existir uma melhor convivência entre todos os setores e equipes, diminuição de erros, aumento da produtividade e diferencial competitivo no mercado.

Melhorar a comunicação na organização, requer a prática de algumas ações, como:

  • Eliminação de ruídos, pois os mesmos são prejudiciais para a realização das atividades da empresa;

  • Realização de reuniões semanais ou mensais para atualização e discussão dos principais pontos de determinado processo;

  • Eliminação de fofocas e conversas paralelas através do esclarecimento de rumores;

  • Implementação da valorização da cultura organização, deixando claro missão, visão, valores e condutas adequadas à organização;

  • Criação de murais, agendas e informativos, para que todos fiquem cientes do que ocorre na empresa;

  • Ouvir as dúvidas, expectativas e opiniões de todos da equipe.

Valorizar a comunicação entre todos os setores é a chave para um bom trabalho em equipe. Saber escutar e falar na hora certa é uma habilidade importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.

 

Seja proativo

 


Atualmente, as empresas já sabem que uma estratégia muito importante para se atingir resultados efetivos, é investir no capital humano. Nesse sentido, é fundamental que a proatividade da equipe seja estimulada.

Um profissional proativo, é aquele que possui iniciativa, busca por novos desafios e soluções para os problemas que podem surgir na rotina da organização.

Algumas ações para estimular a proatividade são:

  • A equipe deve conhecer como cada profissional trabalha, quais são suas expectativas, etc;

  • O profissional deve criar um plano para a realização das atividades, distribuir as tarefas, priorizar o que é mais importante, eliminar etapas desnecessárias;

  • Deve expor suas opiniões, dar sugestões e ter liberdade para tomar iniciativa;

  • Instigar a busca por novos desafios;

  • Realizar treinamentos e capacitações.

Estar sempre disposto a ajudar e a resolver os problemas ajuda no desenvolvimento profissional e no desenvolvimento de sua equipe em geral. Afinal, em um grupo os resultados são atribuídos a todos.

 

Busque sempre inovação

 

A inovação é uma excelente forma de garantir à empresa, diferencial competitivo. Uma equipe que foca na inovação, garante alta performance e melhor entrega de resultados. Algumas dicas para fomentar a inovação nas atividades da empresa, são:

  • Praticar o reconhecimento e enfatizar as qualidades de cada colaborador e como eles foram parte importante para o alcance dos objetivos;

  • Ouvir as sugestões dos profissionais e assim, fazer com que eles sintam-se parte da organização;

  • Ser transparente quanto o que ocorre nos processos da empresa;

  • Promover flexibilidade quanto a produção e entrega de processos.

Isso ajuda no crescimento da empresa e dos profissionais à sua volta. Propor maneiras mais assertivas de realizar tarefas e de otimizar o tempo no trabalho é uma forma de estimular a criatividade dos colegas e de contribuir com a ampliação da produtividade.

 

 

Haja com confiança e seja confiável

 

Quando o profissional acredita no seu trabalho, na capacidade dos demais colegas e ele se torna uma pessoa que inspira confiança. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe. O colaborador passará a ser um exemplo, conquistará o comprometimento dos colegas e saberá quando e como contar com cada um. Algumas ações para gerar confiança e ser confiável, são:

  • Trabalhar de acordo com os valores da empresa, ser leal e justo;

  • Promover o espírito de equipe;

  • Ter empatia e se colocar no lugar do colega, entender seus desafios diários e suas limitações;

  • Criar um ambiente positivo;

  • Realizar uma gestão de tempo eficaz, através de metas, objetivos e foco;

  • Evidenciar que as mudanças são bem vindas, pois as mesmas podem se tornar oportunidades;

  • Promover o relacionamento interpessoal;

  • Assumir quando errar e buscar sempre por aperfeiçoamento.

Respeite a autonomia de cada profissional

 

os novos modelos de empresa e formas de se trabalhar, a autonomia dos colaboradores se tornou vital para que equipes eficazes sejam formadas. Algumas dicas para garantir a autonomia, são:

  • Definir prazos, metas e objetivos, para que então, o profissional crie uma rotina de trabalho e exerça as atividades de acordo com o seu ritmo;

  • Buscar capacitação contínua, dessa forma, a equipe será capaz de atingir resultados extraordinários à empresa;

  • Mapear as competências, através dessa ação, o colaborador consegue realizar as tarefas de acordo com as suas habilidades

  • Implementar metas individuais, assim o profissional se mantem motivado.

Colaboradores com liberdade sobre suas demandas e prazos se sentem mais confortáveis e produzem melhores resultados. A autonomia no ambiente organizacional dá ao profissional a confiança necessária para executar suas atividades com excelência e gera maior responsabilidade e comprometimento.

 

 

Invista em Coaching  

 

 

Processo visa aprimorar as capacidades de um profissional e ajudá-lo a desenvolver novas competências que facilitam inclusive o trabalho em equipe. Por meio de técnicas eficientes, o Coaching:

  • Melhora a comunicação entre todos da equipe;

  • Maximiza a confiança e segurança dos colaboradores, fazendo com que eles cumpram com os objetivos traçados;

  • Gera motivação ao indivíduo, permitindo que ele alcance melhores resultados em sua carreira, tanto em grupo quanto de forma individual;

  • Quebra crenças limitantes e gera mudança de comportamento;

  • Elimina a procrastinação;

  • Aumenta o foco do profissional;

  • Promove o senso de pertencimento.

Seguindo essas dicas, você certamente aprenderá a trabalhar em equipe e se tornará um excelente profissional para o mercado, tendo boas chances de destacar-se em sua carreira. Invista na melhoria de suas relações interpessoais e alcance resultados extraordinários!

 

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