Livro da Semana

May 4, 2018

 

 

 

 

O único livro - Paulo Maranhão

(Paulo Maranhão. O único livro que todo empresário precisa ler. Editora Gente. 2017)

 

Tive a oportunidade de conhecer o Paulo Maranhão, autor do livro, em um evento nos Estados Unidos. Ao ler seu livro, comprovei que o que ele descreve nas 160 páginas condiz muito com quem ele é e acredita.

 

No livro ‘O único livro que todo empresário precisa ler’, Paulo conta um pouco de sua trajetória e deixa claro muitas coisas que você, empresário, precisa saber (e fazer) para alavancar seus negócios.

 

Vou descrever aqui uma delas apenas, das muitas que são abordadas no livro.  Mas, sem dúvida, uma das mais importantes para potencializar seus resultados de forma extraordinária.

 

Existe aquele algo a mais que alguns empreendedores possuem e que os leva a conseguir ter resultados e manter suas empresas mesmo em cenários de crise. É a capacidade de ler o cenário e focar naquilo que, quase exclusivamente, é o carro-chefe de toda empresa, as vendas.  Sim, vendas! Sem elas, nada acontece em uma empresa, absolutamente nada, porque não entra dinheiro algum.

 

Pode parecer óbvio mas tem muito empresário por ai se dedicando exclusivamente em melhorar seu produto ou serviço, sua capacitação técnica e não encarando de frente e com seriedade suas vendas. Claro que você precisa estar antenado no que está acontecendo no seu mercado, como por exemplo, nas mudanças técnicas e em como ter um produto ou serviço ainda melhor. Mas, focar em vendas deve ser uma prioridade constante de todo empreendimento. No sales no business. Sem venda, sem empresa. Ame vender e passe isso para todo o seu time. Treine todo seu time para ser o melhor em vendas.

 

Para todo o time? Sim. Essa é uma pequena grande diferença. As vendas são uma multiplataforma. Estão presentes em TODAS as áreas da sua empresa. Mesmo para quem não está em contato direto, cara-a-cara, com o seu cliente. Todos precisam saber vender.

 

Vendas são em primeira e última instância o que vão fazer com que você finalmente tenha o seu sucesso. Afinal, estamos sempre, o tempo todo, vendendo. Nos vendendo, vendendo nossas ideias, vendendo nossos projetos, vendendo nossos sonhos, vendendo nossos produtos ou serviços.

 

E vender é fundamental por que? se você respondeu porque ele faz 'entrar' dinheiro, acertou! Eu amo os números e os números me amam. As coisas só funcionam nas nossas vidas se o dinheiro circula.

 

Ainda ouço de alguns empresários e colaboradores de algumas empresas com as quais me relaciono: "todo vendedor é chato... vender é incomodar e eu o-d-e-i-o incomodar as pessoas ou ser incomodado" ... Lembre-se: a inconveniência está mais na sua cabeça do que na cabeça de seu (potencial) cliente. Simplesmente porque venda é relacionamento. Esta compreensão muda toda a forma como uma venda é feita. No relacionamento está a chave para encontrar a solução de um problema, a troca é fundamental e é uma construção. Demanda tempo e precisa ser cultivado constantemente. Quanto mais você conhece seu cliente, mais tem oportunidades de melhorar sua atuação e vender para ele. Você não pede uma pessoa em casamento no primeiro encontro, não é mesmo? Ou, ao menos, não deveria. O pedido de casamento é fruto de uma jornada de relacionamento, de encontros, de contatos, de trocas...  assim deveria ser a venda. Fruto de um relacionamento com os clientes.

 

Mas atenção, como venda é relacionamento, relacionamento se conquista!

Então prepare-se.

Você certamente vai ser rejeitado ao apresentar sua proposta ao mercado, a algum cliente, a sua família. E é aqui que está o grande segredo: o sucesso surge, em grande parte, pela maneira que você lida com as rejeições que VÃO aparecer no seu caminho. Enfrentando primeiro os nossos fracassos. A persistência no relacionamento é a chave para conquistar seu cliente.

 

E o fracasso é um dos monstros mais difíceis de se enfrentar. Ficamos presos no que fizemos de errado ou nos não que recebemos, e paralisamos, não rompemos esse ciclo sabotador. Basta! Dê um passo além. Administre sua voz interior e aprenda o que precisava ser aprendido, melhore o que precisa ser melhorado e replique. Teste - opere - valide. Se precisar teste - opere - valide quantas vezes for necessário. Acredite em mim, o sucesso dos grandes vendedores veio da persistência e da capacidade de evoluírem, se adaptarem, de testar - operar - validar.

 

Ação direcionada com o que você verdadeiramente aprendeu. As ações têm um poder extraordinário, são elas que formam os campeões. É pela ação que a nossa vida sai do papel e é por meio delas que construímos as melhores oportunidades para nossas vidas. Não se sabote com os nãos. Não se paralise.

 

Feita a venda, conquistado o cliente, relacionamento estabelecido, outro fator chave entra em jogo, a consistência. Mas ai é conteúdo para outro artigo.

 

Se gostou do artigo, compartilhe. Ah, e mande um feedback sobre quais são suas maiores dificuldades referente a vendas. Nosso time está preparado para te ajudar a se tornar um líder em vendas.

 

Gostou desse assunto, conheça toda a trajetória do Paulo e muito mais lendo o livro: http://bit.ly/2rko9pl

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags