Por que ter um Coach?

February 19, 2018

 

 

Na última década, o mercado de coaching tem se ampliado exponencialmente

 

Sabemos que nos Estados Unidos, por exemplo, o coaching já é consolidado, reconhecido e requerido por uma grande parcela da população, sobretudo profissionais, lideranças, empresas e organizações, das mais pequenas as mais grandes incorporações.

 

Ainda timidamente, o coaching no Brasil vem conquistando território e mostrando seus benefícios, construindo cases de sucesso e conquistando um público cada vez maior.

 

Apesar dessa expressiva expansão, poucas pessoas sabem o que é o coaching e no que ele colabora

 

O coaching é um processo, mediado por ferramentas estratégicas e técnicas diversas, que te ajudam a manter-se focado e persistente naquilo que realmente é seu objetivo e meta.

 

Através do coaching é possível conquistar metas de longo prazo em médio e curto tempo. Independentemente se pessoal, profissional, de relacionamento, financeira... desde que o objetivo almejado seja claro, especifico, possível e temporal.

 

O objetivo de todo processo de coaching é levar os envolvidos a obter resultados positivos e expressivos em relação ao que se deseja e se estabelece como meta.

Todavia, os benefícios do coaching vão além dos resultados mensuráveis.

 

Vejamos alguns deles:  

 

- Desenvolvimento Humano Integral

 

Um dos primeiros passos no processo de coaching é considerar a situação atual. Conhecer e ter consciência de onde o cliente (coachee) está, onde se encontra, quem diz-se ser, seus dilemas e problemas, o que quer e etc. Para isso inúmeras ferramentas são utilizadas para promover o autoconhecimento.

 

Aqui reside uma das grandes contribuições do processo de coaching: possibilitar que as pessoas tomem consciência de si, valores, missão, objetivos, dificuldades; Para que consciente disso, possa dar passos seguros e eficientes em direção ao que se quer.  

 

- Identificação de Prioridades e Definição de Foco

 

Ter foco e consciência daquilo que é prioridade ou não. É fundamental para fugir do imediatismo, da ansiedade e de tudo que se apresenta circunstancialmente. Como já foi dito por Lewis Caroll, “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”! Ter prioridade é definir seu caminho.

 

- Estratégias de Atuação

 

O coaching ajuda a mapear e identificar o melhor caminho e de forma deve ser percorrido em relação a que se quer alcançar;

 

- Solução de Conflitos

 

O coaching ajuda a focar na solução de um problema, ampliando os horizontes, alargando as perspectivas e visão de mundo.

 

- (Auto)Responsabilidade

 

Aumento da consciência da responsabilidade em relação a premissa causa e efeito. Somos responsáveis, 100% responsáveis, pela vida que temos hoje e dos efeitos dela no amanhã.   

 

- Novas Habilidades e Competências

 

O coaching potencializa e desenvolve as competências e habilidades necessárias em relação ao que se almeja, sejam elas pessoais, profissionais ou sociais.  

 

- Autoconfiança

 

O processo de coaching ajuda a romper com crenças limitantes e potencializa crenças e verdades fortalecedoras.  

 

- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

 

Maior alinhamento de expectativas das dimensões pessoais com as profissionais, aliado ao propósito e valores do indivíduo (ou dos indivíduos).

 

- Gestão de Tempo

 

Um benefício claro da gestão do tempo é a produtividade. Com consciência do que realmente é mais importante, otimiza-se o tempo e a eficácia dele.   

 

- Clareza das Forças e dos Limites

 

É o reconhecimento dos sabotadores do processo e também das forças que o ajudaram. Tendo consciência disso, tem-se a possibilidade e estratégias para conseguir otimizar as forças em relação aos limites.

 

- Qualidade de vida

 

Além de promover o autoconhecimento, o coaching contribui para a realização plena e edificante do envolvido no processo. É um processo dinâmico e interativo, personalizado e humanizador.

 

Esses são apenas alguns dos benefícios.

 

Muitos outros podem ser citados e elencados. O que depende muito das metas definidas para o processo e dos meios para atingi-las.  

 

Dos benefícios acima, quais seriam os mais “bem vindos”, para você, num processo de coaching? Além desses, quais outros você gostaria de conquistar?

 

Conta pra gente ☺

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lições da greve

May 29, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2019

May 29, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags