top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

Será que teremos um novo lockdown?

Esta pergunta tem mexido com muitos empresários e os ares de incerteza deixado muita insegurança de novos dias de economia parada.


Se eu acho que vai ter mais um lockdown? Não importa.


O que me importa é que não será mais uma surpresa.





Sim, a pandemia pegou muitas empresas de calças curtas, e as estatísticas pós lockdown não são nada animadoras especialmente para a micro e pequena empresa. Segundo o IBGE, 716.000 empresas fecharam as portas desde o início da pandemia no Brasil. Esse número representa mais da metade dos negócios que estavam com atividades suspensas em função do novo coronavírus. Praticamente todas são de pequeno porte. Confira a matéria completa aqui.


Em março muitos estávamos despreparados, não sabíamos como nos comportar, a pandemia era novidade daquelas que a gente não quer receber. Era uma surpresa que se tornou em um problema e, como na maioria das vezes que um problema desta proporção ocorre, alguns choram e outros vendem lenços.



Muitos são os casos dos que quebraram, muitos também dos que cresceram e muitos que foram ágeis e se reinventaram. A vida e o jogo dos negócios são assim. A pandemia trouxe aos que quiseram aprender a consciência de que gerir uma empresa precisa ser feito com profissionalismo, com olhar de cenários. Nunca antes se falou tanto em gestão de fluxo de caixa, por exemplo, embora este seja um conceito e ferramenta que já deveria estar na rotina do empresário.


Vou te contar um comportamento que tenho visto comum no discurso e ação de muitos empreendedores. Você já ouviu algum empresário falar que dezembro vai apertar porque tem que pagar o décimo terceiro salário?




Eu já ouvi muitos. Eu já fui esta empresária.


Até cair uma ficha. Décimo terceiro tem todo ano, NÃO É UMA SURPRESA. Então porque, mesmo assim, existe gente reclamando ou se preocupando com ele? Falta de preparo. Falta de antecipação. Falta de construção de cenários. Falta de manejo com seus números.



Falta de se profissionalizar como gestor. Sair de empresário amador e se tornar um empresário profissional. O caminho não é fácil, mas é muito mais simples do que você imagina.


Coisas simples feitas todos os dias se tornam extraordinárias. Aqueles 5 minutos que você dedica para preencher suas planilhas, no final de um ano são 55 dias de trabalho com os números que podem ser a diferença entre sua empresa prosperar ou quebrar.


E aí? Você tem 5 minutos?




Por isso acredito que são 6 as grandes áreas que você precisa masterizar ou preparar pessoas no seu time para tal em sua empresa. E não é a toa que esses temas estão em todos os nossos treinamentos.




Como diz meu querido mentor Tony Robbins:

Líderes se antecipam, perdedores reagem. Está na hora de você parar de ser pego de surpresa.



Tanto para um possível novo lockdown quanto para o décimo terceiro salário, esteja sempre preparado.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page