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Liderança e Engajamento na empresa

Liderança e engajamento: duas palavras que devem caminhar sempre juntas


Para que seu time esteja engajado e trabalhe com dedicação, é preciso ser muito mais do que um chefe. Não há dúvidas de que quem exerce esse papel é muito cobrado, os resultados devem aparecer sempre, assim como bons exemplos. Mas resultados acima da média só são alcançados com trabalho em time.




Para começar, é necessário equilibrar os desafios diários, e isso requer inteligência e preparo emocional.

É importante lembrar que os colaboradores da empresa são pessoas comuns, assim como seus líderes, ou seja, também têm que lidar com problemas e desafios pessoais. Por isso, é importante que você, gestor, crie situações para reconhecer uma tarefa bem feita, procure passar feedbacks, descubra o que cada pessoa em seu time tem de melhor e reforce isso para deixá-lo ainda mais motivado e com melhor rendimento.


Não entenda mal, não estou dizendo aqui que o gestor deve sair elogiando os colaboradores pelos corredores da empresa só para agradá-los. Ser sincero na hora de elogiar é essencial. Assim como a transparência deve ser prioridade se o trabalho não estiver de acordo com a necessidade da empresa, mas para isso, coloque os pontos a serem melhorados de forma tranquila, sem expor o colaborador, destacando o que há de correto e auxiliando no processo de melhora.

Outro fator muito importante e que pode ajudar é se colocar no lugar do seu time, entender o que ele sente, como lida com a rotina de trabalho. Ouça com atenção as reclamações e ideias dadas por quem faz o trabalho. E questione, um excelente líder é aquele que faz perguntas poderosas a fim de extrair de seu colaborador ação eficaz para alcançar resultados. Afinal, todo mundo concorda que sem excelentes profissionais a empresa não caminha, certo? Ambientes de trabalho produtivos apresentam três fatores em harmonia:


  1. Atividades

  2. Interações

  3. Sentimentos

Quando um desses elementos não vai bem, automaticamente cria-se um efeito cascata, que repercute diretamente nos outros. Não são só esses pontos que fazem uma liderança ser mais ou menos eficaz. Um líder de sucesso é aquele que, além de estipular metas, se inclui nelas, que trabalha em parceria com seus colaboradores.

Muito mais do que oferecer um bom salário e estabilidade, o contato entre líder e colaborador deve ser o mais próximo possível

É também papel do líder guiar a equipe em direção ao sucesso, apontando o caminho para chegar aos objetivos. Para isso, é preciso uma boa dose de criatividade e ousadia na hora de propor novas atividades, fazer remanejamento da equipe e sugerir novas ações. Nós vamos citar aqui alguns passos para ser um líder ainda melhor para sua empresa, dá uma olhada:

- Trazer segurança para os colaboradores;

- Desafiar seu time a pensar;

- Ser responsável;

- Dar bons exemplos;

- Questionar e pedir conselhos;

- Ser positivo e honesto;

- Ter Bom Senso de humor;

- Boa comunicação;

- Capacidade de inspirar.

Um ponto muito importante que você deve ficar atento: um ótimo líder é aquele que faz o time funcionar especialmente na ausência dele. Isso pode acontecer graças a relação de confiança entre ele e colaboradores. Ambos têm que acreditar que são aliados, que podem contar um com outro. Você conhece aquela frase "quando os gatos saem, os ratos fazem a festa?" Em uma empresa onde existe essa parceria entre gestão e time, ela não vai nem passar pela cabeça da equipe.

Quer ter uma cultura de engajamento em sua empresa?




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