P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Caroline Costa

Gestão do Tempo: Como Ser Produtivo em Tempos de Pandemia


A gestão do tempo tem sido um desafio na atual pandemia do coronavírus. Trabalhar em casa, junto aos filhos, familiares e outras distrações com certeza exige disciplina. Mas existem técnicas capazes de manter e até aumentar a produtividade neste período. Separamos tudo o que você precisa saber para começar hoje a gerar resultados.

A maior parte dos brasileiros foram pegos de surpresa com a ideia de trabalho remoto. No entanto, de acordo com André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), este modelo deve crescer cerca de 30% após a quarentena.

“O ‘home office’ já se mostrou efetivo. Aliado a isso, você tira carros da rua, você desafoga o transporte público, você mobiliza a economia de outra forma, ressaltou o professor da FGV no estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios”.




Empresas como Nubank, XP Investimentos e a francesa PSA, que produz carros das marcas Peugeot e Citröen, já anunciaram que vão manter os funcionários em casa pelo menos até o final deste ano. Pensando nisso, separamos 10 dicas infalíveis para melhorar a gestão do tempo de quem precisa se adaptar a essa nova realidade. Para saber, veja este post até o final.



1 – Ser produtivo é estabelecer prioridades


No livro “Gestão do Tempo: 10 Passos Simples para Aumentar sua Produtividade”, o autor John Davis reforça a necessidade de saber definir prioridades. Para isso, é importante anotar o que é relevante para você. Não só profissionalmente.

Davis aponta que gestão do tempo engloba também a vida pessoal. Alguns pontos a serem pensados são o tempo com a família, horário de lazer e outros.


2 – Tenha um lugar para trabalhar em casa



Um local de trabalho bagunçado é um dos fatores que mais contribuem para a baixa produtividade. Organize e determine um lugar específico para atuar em home-office. Limpeza, conforto e tranquilidade devem ser levados em consideração e podem te inspirar a gerar mais resultados.

As roupas escolhidas para trabalhar em casa também merecem atenção. Tomar um banho e escolher roupas confortáveis é uma forma do cérebro entender que é hora de trabalhar, além de aumentar a autoestima.

3 – Defina prazos e metas


De acordo com Christian Barbosa, autor do livro “A Tríade do Tempo”, urgente é algo que deve ser feito com rapidez, que exige atenção instantânea. Importante é algo que produz resultado, que tem grande valor, merece mais atenção e não exige pressa. As atividades importantes sempre devem ser priorizadas.

Estabelecer metas pode ajudar no combate as distrações. Com o auxílio da técnica SMART (sigla em inglês), é possível definir objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

4 – Mantenha o foco


Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres mostrou que o estado multitarefas reduz a produtividade em 40%. Hábitos corriqueiros como checar e-mails enquanto termina uma tarefa ou acompanhar as redes sociais durante o expediente causam impactos negativos.

Para melhorarmos a gestão do tempo, precisamos estar comprometidos com cada escolha, prazo e horário definido. Um planejamento bem elaborado faz toda a diferença.

5 – Planeje seu home-office


As pessoas costumam deixar de lado um dos passos mais importante, o planejamento. Quando trabalhamos de casa, os equipamentos, a internet e alimentação ganham mais importância. Todos estes itens, junto aos mencionados anteriormente precisam ser anotados. As listas são armas que beneficiam nossa produtividade.

Que tal aprender também técnicas práticas, desenvolvidas por especialistas, para ajudar quem pretende alcançar a alta performance? É exatamente isso que você vai encontrar nos próximos tópicos deste artigo.

6 – Método pipoca



O método estação de trabalho pipoca foi desenvolvido por Joel Runyon, criador do site Impossible. Ele sugere que o trabalhador agrupe suas atividades em três grupos e realize cada uma delas em lugares diferentes. A melhor maneira de aplicar essa estratégia é exercer uma atividade física enquanto muda de local. Por exemplo, usar bicicleta ou fazer uma caminhada.

Como você já deve ter notado, a produtividade está relacionada com a prática de exercícios físicos. Estudo feito com 200 profissionais na Universidade de Brisol, no Reino Unido, concluiu que a atividade física ajudou na concentração (21%), motivação (41%) e rapidez (25%) dos colaboradores.

7 – Técnica Pomodoro




Aqui o objetivo é dividir o tempo em blocos. Cada intervalo tem 25 minutos, nesse período você deve realizar apenas uma tarefa, sem interrupções. Depois de finalizar o que foi planejado, faça um intervalo de cinco minutos.

Ao completar quatro blocos, uma hora de atividades, o intervalo passa a ser de 30 minutos. Essa técnica foi criada por um italiano chamado Francisco Cirillo, na década de 1980.

8 – Time Box


Este método vai desafiar você a limitar o tempo. Cada compromisso precisa ser cronometrado e se você não cumprir o prazo determinado, o serviço deve ser descartado. Embora pareça estranho, essa é uma forma de trabalhar a gestão do tempo.

O Time Box te ajudará a administrar melhor a hora, agilizar tarefas e ser mais produtivo.

9 – Regra dos dois minutos


Já imaginou ter apenas dois minutos para entregar resultado? A regra dos dois minutos, Two Minute Rule, nada mais é do que concentrar um número de atividades para serem realizadas em exatos 120 segundos.

Este método é ideal para diminuir as distrações. Muitas vezes acumulamos serviços simples devido a redes sociais, mensagens e outras atividades que derrubam nossa produtividade.

10 – Jornada Intensiva


Trabalhar apenas sete horas por dia parece ótimo, mas quando essa jornada se torna intensiva, os profissionais começam a se preocupar. Esta estratégia é ideal para quem quer realizar o maior número de compromissos já nas primeiras horas do dia.

A Jornada Intensiva reforça ainda mais a importância de fazer um planejamento. Alguns passos para realizar este método são:

- Programar o dia

- Organizar o escritório na noite anterior

- Acordar pelo menos uma hora antes de começar a trabalhar

- Praticar exercícios

- Montar uma programação




Fazer gestão de tempo e manter a produtividade no home-office com certeza é uma tarefa trabalhosa. O segredo para aumentar os resultados nesse período é manter a disciplina, determinar horários e definir prioridades.

Poucas pessoas se destacam como profissionais liberais e empreendedores justamente pela ausência de cobranças. Estudo da Fundação Dom Cabral (FDC), feito com 705 profissionais entre março e abril, indicou que 54% deles vão pedir para trabalhar em casa mesmo depois da pandemia do coronavírus.

Agora que você já sabe como se organizar e descobriu técnicas valiosas para aumentar sua produtividade, que tal aprender como a tecnologia e as ferramentas disponíveis podem contribuir para o desempenho do seu negócio e do seu time? Aqui neste artigo você encontra mais ferramentas que podem te auxiliar em tempos de Home Office


3 visualizações
Artboard 42 copy 4.png

Contato

ENDEREÇO
CONTATO

Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 3415 - 10º andar  Mossunguê | 81200-110

Tel.png
Whats.png
email.png

Receba nossas notícias e conteúdos!