top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

Como transformar seu negócio em uma empresa

Nem todo mundo se dá conta disso, mas ter um negócio e ter uma empresa são coisas muito diferentes. O simples fato de possuir um CNPJ não necessariamente torna você empresário, uma vez que o termo “empreender” engloba uma série de conceitos nem sempre fáceis de serem colocados em prática.


A diferença básica entre um negócio e uma empresa é que o negócio depende diretamente do empreendedor. Os negócios não costumam ser sustentáveis a médio e longo prazo, já que transformam seus idealizadores em escravos do sucesso; daqueles que nunca tiram férias e não podem se ausentar das operações por cinco minutos sem correr o risco de transformar todo o progresso em ruína. Dizemos sempre que este tipo de empreendedor é, na verdade, o melhor funcionário do seu próprio time, já que todo o sucesso do negócio depende inteiramente de seus esforços individuais. É o empreendedor que está sempre sobrecarregado e se sente preso dentro da empresa criada por ele mesmo. Geralmente, deixa de delegar tarefas aos seus colaboradores por receio de perder sua relevância dentro do time, como se quisesse ser o único capaz de resolver os problemas do dia a dia.


Ainda que esta posição de empreendedor-herói tenha lá suas vantagens para o ego, nenhum negócio consegue efetivamente se transformar em empresa se continuar dependendo das horas excessivas de trabalho do empresário. Assim, a questão que queremos responder é: como transformar seu negócio em uma empresa?



1. Investir na formação de pessoas



O primeiro passo para transformar seu negócio em uma empresa sustentável a longo prazo é investir na formação de pessoas. Dizem que um excelente líder é aquele que consegue criar novos líderes; ou seja, aquele que transmite seus conhecimentos à equipe sem medo de se tornar irrelevante.


Para que uma empresa cresça, é preciso que haja trabalho duro todos os dias. O verdadeiro líder prepara seu time para que cada colaborador esteja o mais apto possível a cumprir suas tarefas, dividindo as responsabilidades entre profissionais igualmente competentes.



2. Abandonar o papel de empreendedor-herói



Esqueça de vez a ideia de que empreender significa superar todos os obstáculos sozinho. Para crescer e se estabilizar profissionalmente, você precisa se permitir contar com a ajuda de seus colaboradores, sócios, clientes e colegas; sem fingir que sabe todas as respostas. Empreender é uma jornada coletiva, por isso faça as pazes com a pressão de estar à frente de todo e qualquer problema.


3. Identificar os princípios inegociáveis da sua empresa



O comportamento de seus colaboradores será conduzido pelos princípios que fazem parte da cultura da sua empresa. Tenha em mente quais são os valores que você julga inegociáveis dentro do ambiente de trabalho - no modo de agir individual, no coletivo, no contato com o cliente, etc - e comunique-os com clareza para seu time.


É importante deixar estes princípios muito claros durante o treinamento de seus funcionários; tanto através do exemplo diário quanto por meio de um registro por escrito que sirva de lembrete para a consolidação de um time que baseia seu trabalho nos mesmos valores.


Quando você prepara seus colaboradores desta maneira, está garantindo que eles tomem as decisões certas mesmo na sua ausência e, consequentemente, dando liberdade para que seu negócio se transforme em empresa, uma vez que você não será mais o único capaz de solucionar problemas e fazer escolhas assertivas.



Mudança de dentro para fora



Percebemos, assim, que para transformar seu negócio em uma empresa é preciso que haja uma mudança de dentro para fora. Esta transição vai muito além da instalação de uma ferramenta ou da aprimoração de um serviço: é uma mudança de campo mental; uma vontade de desenvolver novos líderes e alcançar o potencial pleno da sua empresa através do treinamento e do desenvolvimento de talentos. É acreditar no coletivo e enxergar sua equipe como uma importante aliada para um crescimento conjunto; entendendo o sucesso da sua empresa como um desafio que vai muito além do desempenho individual.


-


Quer receber uma assessoria completa para transformar seu negócio em empresa? Clique aqui!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page