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  • Caroline Costa

5 passos para motivar seus colaboradores



Em pequenas empresas, é simples organizar ações direcionadas à motivação e engajamento de colaboradores. Note que eu escrevi simples, não fácil. Vale ressaltar que, mais importante do que uma grande recompensa final, é a criação de uma cultura de reconhecimento dentro da empresa.

Todos precisam saber do comprometimento da empresa com quem trabalha nela. Receber o salário não poder ser (e geralmente não é) o único fator de motivação. Cabe a você fazer com que este trabalho não se torne algo maçante, ou simplesmente uma fonte de renda e nada mais. Se há uma campanha ou uma meta específica que se deseja atingir, é extremamente válido que haja uma recompensa pelo empenho extra e pelo engajamento do profissional.


É crucial que o líder saiba

como motivar os colaboradores


Mas afinal, o que querem os colaboradores?

Nós aqui da P2, pelo contato nos últimos anos através de nossos treinamentos com centenas de empresários identificamos um padrão nas empresas que tem seus times engajados.Talvez você ainda possa acreditar que tudo que os colaboradores querem é mais dinheiro, um salário maior e uma super cesta de benefícios.Sim, eles querem tudo isso, você empresário também.


Mas o que para nós não foi surpresa foi que os empresários com seus times mais produtivos e engajados não pagavam a mais que a média e nem dava super benefícios. O que eles faziam para terem colaboradores mais engajados estava dentro de uma cultura que engloba 5 elementos:



1. Reconhecimento


Como mencionado neste artigo isso não quer dizer que você, empresário/líder, deve sair elogiando os colaboradores pelos corredores da empresa só para agradá-los. Ser sincero, genuíno, autêntico e verdadeiro na hora de elogiar é essencial. Assim como a transparência deve ser prioridade se o trabalho não estiver de acordo com a necessidade da empresa, mas para isso, coloque os pontos a serem melhorados de forma tranquila, sem expor o colaborador, destacando o que há de correto e auxiliando no processo de melhora.



2. Possibilidade de Crescimento


O quanto você, como líder, vende a visão de para onde você e a empresa estão indo e as reais chances de crescer e evoluir profissionalmente e pessoalmente que os colaboradores tem. E deixar claro para eles a política que vai fazer com que eles cresçam. Quais treinamentos ele precisa fazer, quais habilidades e competências precisa desenvolver. Muitas vezes empresas perdem talentos e ficam com gente mais ou menos porque não tem claro seu plano de carreira e crescimento e o que é necessário ao colaborador que deseja crescer fazer para chegar lá.

É o famoso engajamento em um propósito maior na qual o colaborador entende seu papel e evolui para o melhor de si e o melhor para a empresa



3. Ambiente de trabalho



Seus colaboradores tem melhores amigos no ambiente de trabalho? O local é confortável e agradável? O clima é leve? As empresas com seus colaboradores mais engajados são aquelas que proporcionam um clima agradável em seu ambiente. Onde as pessoas se sentem seguras e tem clareza do seu papel.



4. Entender o Propósito maior



Ter a clareza do seu papel para o todo. Porque a sua empresa faz o que faz? Qual o papel que cada colaborador tem na empresa? Qual a importância do que ele faz para o todo?


Segundo artigo publicado pela revista Exame, estudos mostram que só 10%, repito dez-por-cento, dos funcionários sabem qual é o papel deles na estratégia das empresas em que trabalham. Se apenas 10% tá sabendo o seu papel, não é de se surpreender o número alto de rotatividade nas empresas, não é mesmo? Como você, como líder, mostra a importância de cada um para o plano maior vai fazer toda a diferença.



5. Remuneração



Achou mesmo que salário não estaria na lista? Está sim.


Ainda me surpreende quando ouço colaboradores elogiando empresas que pagam salários em dia. Embora seja uma obrigação legal (que muitas empresas, ao ver, não cumprem) este ainda é um diferencial das empresas. Remuneração justa, de acordo com o mercado. Benefícios que sejam reconhecidos como tal pelos colaboradores.



5.1) Recompensas acordadas



O que não necessariamente quer dizer dinheiro extra. A recompensa pode ser uma pequena homenagem, um presente, ou até mesmo aquela folga solicitada pelo colaborador. Em todas as empresas e nas mais diferentes atividades, os profissionais querem e precisam se sentir parte do processo. As campanhas de reconhecimento exercem esta função e ajudam a criar no colaborador a sensação de que reconhecer o bom desempenho faz parte da cultura da companhia.

Por outro lado, todas as iniciativas da empresa só funcionam se o colaborador estiver realmente disposto a participar. O engajamento e o interesse são individuais. O que você, empresário, precisa fazer é descobrir o que, de fato, ajuda a motivar o seu time. Mesmo para profissionais de vendas, onde os maiores interesses estão nas comissões financeiras, é possível criar campanhas lúdicas que envolvam os profissionais em uma nova atmosfera.


Importante identificar as necessidades do seu colaborador


O necessário é identificar estas oportunidades e demonstrar que a empresa, independente do porte e do setor, está atenta às necessidades e ao bom desempenho dos seus profissionais e sempre irá criar maneiras diferentes e criativas de reconhecer o trabalho desempenhado.


Existem maneiras de identificar se seu time ou um colaborador em especial está desmotivado. Mas, se você não sabe como perceber estes indícios, vou colocar alguns aqui:

  • Uso repetido de palavras negativas;

  • Espera impaciente pelo horário do término do expediente;

  • Afastamento dos colegas de trabalho;

  • Realizar somente as tarefas necessárias, não ter pró-atividade;

  • Não atingir as metas estipuladas;

  • Discordar de mudanças, sugestões ou críticas construtivas;

  • Não aceitar feedback;

  • Não demonstrar interesse em participar de atividades ou treinamentos;

  • Faltar ao trabalho com frequência.

Se você tem um caso como esse na empresa, pode ficar tranquilo, porque é possível resolver! Um importante passo é fazer as pessoas lembrarem que trabalhar para uma, como já mencionado, causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. O colaborador pode não se sentir incentivado se não souber como sua atividade influencia outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo.


Dar abertura para os seus funcionários expressarem suas ideias, tanto em processos da sua função como na empresa em si,

também vai ajudar

Abra discussões para definir metas em conjunto, pois é uma maneira de fazer com que ele se sinta ainda mais motivado a alcançá-las. Com uma liberdade maior para participar de decisões, a inovação surge de maneira natural e desenvolve uma responsabilidade maior pelo resultado que será entregue a organização.

Implantar um plano de carreira é importante para aumentar os níveis de motivação e retenção de colaboradores. Quando você introduz um programa assim no ambiente da sua empresa, você passa a dar ao seu time perspectivas de crescimento profissional ao longo do tempo, diminuindo a sensação de estagnação no trabalho. Dessa forma, eles também podem focar melhor em metas e objetivos, visando alcançar os critérios necessários para a progressão na carreira.


Promover atividades fora da empresa também pode ajudar, sabia?


Estabelecer um dia por semana, ou por mês, para reunir o time após o expediente ajuda os colegas a se entrosarem mais, facilitando a comunicação diária e deixando a convivência bem mais agradável dentro da empresa.

Assim como organizar as festas de final de ano, para promover o encontro de todos os setores da empresa e permitir que os colaboradores levem suas famílias para esse ambiente. (Aqui aproveito para dar uma dica importante aos colaboradores: nada de consumir bebidas alcoólicas em excesso na mesa do restaurante ou bar, ok? Evite perder o controle na frente aos colegas e, principalmente, diante do líder!)


Agora cabe a você, líder, começar a colocar o que leu aqui na prática para tornar a sua empresa um ambiente melhor e mais produtivo. Boa sorte! E conte conosco.


Saiba mais sobre como colocar essas estratégias em prática com nossos treinamentos e mentorias.


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