Alavancar as vendas da sua empresa é mais fácil do que parece. As estratégias que vou trazer trazer aqui consistem em atitudes simples que não requerem grandes investimentos financeiros ou tecnológicos, mas sim esforços cotidianos para que cada etapa do seu processo de venda seja realizada de forma bem feita. Acredite, fazer o básico bem feito ainda te diferencia e muito na hora das vendas.
Antes de começar a falar em vendas, entretanto, é importante certificar-se de que todas as etapas anteriores à venda estejam alinhadas dentro da sua empresa.
Tire um tempo para definir quais são os produtos e serviços que você está oferecendo e promovendo, quão bem você conhece sua persona (cliente ideal) e como tem sido a experiência de seus clientes durante o processo de compra. O que você, como empresário, tem feito para agregar mais valor aos seus serviços e motivar seus clientes a pagarem um preço mais alto em troca de uma qualidade diferenciada?
Quando todas estas etapas estiverem alinhadas, podemos começar a pensar no aumento de vendas. Aqui, separei 5 estratégias acessíveis para serem colocadas em prática dentro de empresas de qualquer porte e setor de mercado.
1. Treine seus colaboradores
Seu time de vendas precisa estar engajado e entender muito sobre o produto ou serviço que está tentando vender. Uma experiência de atendimento positiva é capaz de fidelizar clientes, alavancar o ticket médio e permitir que sua empresa cobre preços mais caros sem que o consumidor fique insatisfeito.
Treinar seus colaboradores significa, em poucas palavras, fazer sua lição de casa. Não adianta querer alavancar suas vendas e colocar uma equipe despreparada para fazer o atendimento. Tenha em mente que são as atitudes mais simples que conquistam um cliente: saber indicar um produto relacionado àquele que está sendo comprado, fornecer uma explicação a mais sobre determinado serviço, e por aí vai. A grande diferença entre comprar online e ir até uma loja física precisa ser, antes de mais nada, a possibilidade de uma experiência de compra única e humanizada.
2. Venda mais para quem já é cliente
Um dos grandes erros das empresas é o de descartar clientes muito rápido. Ao invés de contentar-se com uma única compra e já transferir a atenção para o próximo cliente em potencial, que tal apostar em estratégias de fidelização? Poucas empresas dedicam o tempo necessário para entrar em contato com seus consumidores atuais e pedir feedbacks, oferecer novidades e realmente escutar que outros produtos e serviços poderiam estar sendo oferecidos.
Esta é uma excelente maneira de subir o ticket médio da sua empresa e criar vínculo com quem já depositou confiança em você. Muitas vezes, fidelizar torna-se mais vantajoso e inteligente do que sair em busca de novos clientes. Por isso, valorize quem escolhe você e faça seu melhor para continuar solucionando as necessidades de seus consumidores.
3. Busque novos clientes
Depois de conseguir agregar valor aos seus clientes atuais, é hora de ampliar seu público. No mundo empresarial, destacamos sempre dois i’s: o primeiro é o “i” de internet, e o segundo é o “i” de indicação.
Parece óbvio dizer, mas hoje em dia é extremamente importante levar a presença da sua empresa na internet a sério, cultivando relacionamento com seus clientes através de mailing lists e utilizando a tecnologia a seu favor para gerar leads relevantes dentro do seu segmento. Esteja atento ao posicionamento digital da sua empresa e saiba tirar proveito da tecnologia para encontrar novos clientes em potencial. Seja você o influenciador digital da sua empresa.
O segundo “i”, embora menos discutido, é igualmente importante para uma boa estratégia de conversão de leads. Uma pesquisa recente apontou que 74% das pessoas concordariam em indicar novos clientes a uma empresa se as empresas pedissem. Ou seja, existe aí uma enorme oportunidade que não está sendo aproveitada. Dificilmente um cliente irá fazer uma indicação espontânea se não for incentivado de alguma maneira. Assim, uma empresa que se dedica a pedir novas indicações sai automaticamente na frente das outras e aumenta em mais de 70% suas chances de encontrar novos clientes.
4. Crie um modelo de venda recorrente
Ter um modelo de venda recorrente significa não precisar se preocupar em ir atrás dos clientes para que eles façam novas compras no mês seguinte. É um modelo colocado muito em prática por empresas como Amazon, por exemplo, que oferecem opções de assinatura para produtos de consumo frequente. Aqui, a questão central é: como posso facilitar a vida do meu cliente e criar benefícios para a minha empresa?
São ideias simples e criativas capazes de manter seus clientes e até aumentar seu ticket médio. Se sua empresa vende cosméticos, por exemplo, e um cliente foi até você para comprar determinado shampoo, que tal oferecer um kit mensal com este mesmo shampoo e mais um ou dois produtos relacionados?
Cria-se uma solução conveniente para o consumidor, que tem sua necessidade resolvida a longo prazo, e uma oportunidade inteligente para que sua empresa tenha um fluxo de caixa previsível.
5. Coloque o cliente no centro
Quem espera vender mais precisa, necessariamente, colocar seu cliente no centro da operação. O principal ponto em comum entre todas as empresas que triunfaram durante a pandemia foi sua capacidade de colocar o cliente no centro e adaptar sua estratégia para oferecer aquilo que as pessoas estavam precisando.
Muitas vezes, é preciso deixar de lado aquilo que você, como empresário, deseja oferecer e abrir espaço para as reais necessidades dos clientes, sem se deixar paralisar por mudanças de cenário inesperadas. Saiba olhar para o mercado e enxergar as dores de seus consumidores para então ser capaz de ajudá-los verdadeiramente, oferecendo produtos e serviços que tornem suas vidas mais fáceis.
Quer aprender mais estratégias de vendas e alavancar seu negócio? Entre em contato com a equipe da Potencial Pleno e descubra novas possibilidades para sua empresa!
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