top of page
P2_Marca_FINAL_VersaoNegativa_Vertical.p
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Costa

2021 Chegou, e Agora?



Ano Novo, Vida Nova! Ano Novo, Metas Novas! A magia que envolve as festividades do Natal e final de ano parece reacender desejos, sonhos, anseios e metas para o novo tempo que se inicia. Mesmo depois do ano conturbado que tivemos, é como se todos “ganhássemos”(e ganhamos mesmo) uma nova oportunidade para realizar tudo que desejamos e sonhamos.

Ergue o braço quem aqui ainda não escreveu, pensou ou se propôs metas para esse 2021? o/



É uma energia que contagia a todos, ou ao menos a maioria de nós. Sonhamos, fazemos promessas, renovamos ou nos recordamos de antigas metas (as que não atingimos no ano anterior). O Ambiente do Ano Novo, o espírito da virada e a cultura envolvida, nos leva a isso. É um evento que promove essa renovação e entusiasmo para retomar ou começar algo, correr atrás do que tanto desejamos.

E isso é lindo. É necessário.


Contudo, tão comum quanto fazermos esse “ritual” de renovar nossos sonhos e metas é de esquecermos delas! Quem nunca esqueceu ou se sabotou em relação às metas?

A maioria das pessoas, depois de se comprometer com as metas de ano novo, bem provável, se esqueçamos delas nos primeiros 15 dias do ano. Acredita nisso?



Para mudar isso, nós aqui da P2 enumeramos algumas dicas para que você tenha êxito com suas metas de virada de ano, chegando ao final de 2021 comemorando por tê-las atingido.

A primeira dica é:

Tenha clareza do que é meta e do que é sonho. São coisas bem diferentes.

Sonho é um anseio que, por mais clareza tenhamos deles, são vagos, não tem um prazo, ao menos não uma data definida. Meta é algo mais específico, determinado, mensurável e tem um prazo estabelecido. Por exemplo: você tem vontade, o SONHO de emagrecer nesse 2021. Muito vago. Para transformar esse ‘sonho’ em meta, você precisa responder uma série de perguntas.

Para te ajudar nisso, vou te apresentar a ferramenta SMART.

SMART é uma poderosa ferramenta para detalhar e ter clareza das suas metas. Para fazer dos seus sonhos, metas. E das suas metas, conquistas.

Vamos lá?

Para começar, tenha em mãos a sua lista de sonhos/metas.




O segundo passo é ter clareza do que realmente você quer. Para isso, vamos começar pelo começo.



O "S" da Smart. S de específica.

Toda meta precisa ser especificada, detalhada. Ela não pode ser vaga. Por exemplo, no caso de querer emagrecer significa ter clareza do quanto quer emagrecer, do que significa emagrecer para você: são quantos quilos? Entrar em que tamanho de roupa?


Ou comprar um carro. Que modelo de carro? Novo? Usado? Que cor?


Depois, atenha-se ao M de mensurável. Toda meta precisa ter uma forma de medir se ela está sendo e será alcançada ou não. Responda: quais são os indicadores de sua meta? Como você saberá se atingiu a meta ou não? E ainda, que indicadores você precisa ter para saber se está progredindo com a sua meta?


Esse também é o momento de descrever o que você precisa fazer para atingir sua meta. O que precisa acontecer para que ela seja atingida?

No exemplo dado acima, sobre emagrecer, precisamos determinar exatamente quantos quilos se quer perder. Se você pesa atualmente 80 kg e quer emagrecer 6kg até agosto de 2021, o seu indicador de meta alcançada é 74 kg. Ou seja, 750 gramas mensais, considerando os meses de janeiro a agosto. E para conseguir isso terá que se comprometer a alinhar com seu médico ou nutricionista sua dieta e a praticar exercícios físicos 6 vezes na semana, por exemplo.


O passo seguinte é verificar se as suas metas são A de atingíveis. Em relação a sua meta é possível alcançá-la? Ela é realista?

É possível emagrecer 750 gramas ao mês? E se você decidir em dobrar esta meta e emagrecer 1,5 kg ao mês e atingir sua meta na metade do tempo! Será que dá?

Se sim, se sua meta for atingível, realista, avante!


R de relevante. Sua meta é relevante? Descreva o porquê ela é importante para você? Por que atingir ela realmente é significante? O que você ganha com isso? Saber o porquê é compreender e ter a motivação necessária para alcançá-la. Sem boas razões, ninguém persiste. Qual é o propósito da sua meta para VOCÊ!


E por fim, T de temporal. Trata-se do prazo para atingi-la. Defina um prazo bem específico: dia, mês e ano. Emagrecer 6kg até o dia 10 de agosto de 2021.

Pronto, sua meta está definida e clara.

E lembre-se: Clareza é poder!

Acrescento aqui uma última e essencial recomendação para que você tenha sucesso: compartilhe sua meta com alguém. Assuma um compromisso público. Escolha alguém, compartilhe e dê a permissão para que essa pessoa possa te cobrar, semanalmente, sobre o seu progresso em relação a meta. Sim, compartilhe com alguém suas metas, sua estratégia para alcançá-las. Tenha alguém que insista, para que você persista. De nada adianta dar o primeiro passo na jornada, se o segundo não for dado.

Por fim, gostaria de te lembrar, para que não se esqueça, que ou você tem metas, ou você tem desculpas. A DECISÃO É SUA.


Para que 2021 seja seu ano de cumprir sua palavra e cumprir suas metas, conheça como nós podemos ajudar você:

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page